Site icon Rádio Boa Nova

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de hoje e até dia 9 de maio, presta apoio às várias centenas de pessoas que seguem o caminho da fé em direção ao Santuário.

 

Acontece assim há 12 anos consecutivos. Uma equipa multidisciplinar composta por vários voluntários transforma o espaço gentilmente cedido pela Irmandade do Divino Senhor das Almas, ampliado por uma tenda disponibilizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, num verdadeiro ponto de apoio aos peregrinos. Às macas, medicamentos e alimentos, juntam-se os conhecimentos e a experiências daqueles que há mais de uma década acolhem e cuidam dos caminheiros da fé que ali chegam com mazelas várias e a precisar de conforto e afeto. Ali se aconchegam os peregrinos com o que é possível e foi cedido por instituições locais e do concelho e algumas empresas.

Em mais uma missão, o “STOP Solidário” abriu esta quinta feira as portas da Casa da Irmandade do Senhor das Almas. O primeiro grupo a chegar, tal como em anos anteriores, é oriundo de Mirandela, de onde saíram no domingo, dia 1 de maio. Ao quinto dia de peregrinação, o grupo de cerca de 20 pessoas, assume que “está tudo bem”, pese embora o cansaço, uma ou outra bolha nos pés e dores musculares e nas articulações. Seguem caminho, uns por “promessa”, outros por “gosto” e “desporto”, mas move-os a “fé” e a “emoção” de chegarem ao Santuário.

Pela caminhada de peregrinação são vários os perigos, o maior dos quais os da estrada. Maria de Fátima Neves, organizadora do grupo de Mirandela, conta que é preciso ter cuidado: “o meu grupo caminha sempre em fila indiana, com coletes e o mais à berma possível. Para peregrinos não há segurança rigorosamente nenhuma. Temos que ter cuidados redobrados”.

No “Stop Solidário” do Senhor das Almas, os peregrinos encontram apoio e abrigo. José Agostinho Nunes, principal mentor deste grupo de voluntários, faz questão de, ano após ano, se manter fiel ao projeto e ajudar quem ali chega maltratado. “Foram tratados e estão preparados para continuar. Vamos esperar por outros como de costume”, referiu esta manhã o conhecido homem de fé que também já caminhou e sabe como é difícil. “Fazemos a nossa parte. Não vamos nós a pé, mas colaboramos com eles o mais possível”, referiu.

Isidora Lobo é a médica que há vários anos também faz parte deste grupo de apoio. De ano para ano, esta voluntária nota que as situações têm melhorado e que “as pessoas estão mais preparadas” para esta longa caminhada. A registar o contributo dado por todos os que se associam a esta causa e tornam possível a ação do “Stop Solidário”, Isidora Lobo nota a importância deste projeto por onde passam anualmente entre 400 a 500 peregrinos entre os dias 5 e 9 de maio. Este ano a situação não deverá ser muito diferente.

Na rota dos peregrinos, o Stop Solidário integra também as filmagens da longa metragem “Amén” sobre a peregrinação a Fátima de João Canijo, com conhecidos atores, entre os quais, Rita Blanco, e que será – refere José Agostinho Nunes – um “documento histórico que ficará paras as gerações vindouras” e que é demonstrativo de como “é difícil chegar a Fátima”. As filmagens no Senhor das Almas aconteceram no sábado, dia 30 de abril.

Exit mobile version