Site icon Rádio Boa Nova

Greve de pessoal não docente fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve dos trabalhadores não docentes obrigou, hoje, ao fecho das escolas de Lagares da Beira, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital.  Os alunos foram encaminhados para casa.

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas, afirmou esta manhã à Rádio Boa Nova que a “adesão à greve foi bastante significativa”, sendo de 100 por cento nas escolas de Lagares da Beira e Ponte das Três Entradas e a rondar os 70 por cento na sede do Agrupamento. “Na sede houve alguns funcionários a vir trabalhar, mas não em número suficiente para manter a escola aberta”, referiu o diretor.

Sem condições para o normal funcionamento das escolas, a direção da escola acionou os transportes escolares para o regresso dos alunos a casa. A situação já tinha, contudo, sido antecipada pela direção do agrupamento que, ontem, enviou uma comunicação aos encarregados de educação para que pudessem estar preparados para os efeitos da greve.

Carlos Carvalheira está certo de que “a greve é um direito que assiste aos funcionários”, mas verifica que esta é uma situação que causa “transtorno” às escolas porque “havia testes marcados e situações preparadas”. “Temos que respeitar”, frisou o responsável, referindo que a greve desta sexta-feira não afeta as provas de aferição em curso. “Tivemos provas ontem e vamos ter na segunda-feira. Para hoje não estavam programadas”, afirmou.

Os trabalhadores não docentes estão, hoje, em greve para exigir a integração dos vínculos precários, uma carreira específica e meios suficientes assegurar para o bom funcionamento das escolas.

Exit mobile version