Site icon Rádio Boa Nova

Graça Freitas garante que está a ser acautelada toda a logística para a chegada da vacina

A Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, referiu hoje que a “logística” para a chegada da vacina contra a Covid-19 “está a ser pensada”.

“A vacina há de chegar ao nosso país, haverá um ponto de chegada e haverá pontos de distribuição secundária”, afirmou Graça Freitas, acrescentando que “as vacinas serão enviadas para as farmácias do continente e arquipélagos dos Açores e da Madeira”.

No dia em que o país atingiu um número recorde de internamentos, com um total de 3241, das quais 498 estão em Unidades de Cuidados Intensivos, a Diretora Geral da Saúde adiantou que “há várias vacinas” e todas “têm indicações diferentes” e “ainda não foram aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento”. “Portugal está nos mecanismos europeus. Há contratos celebrados com quatro empresas. O Infarmed acompanha todo o desenvolvimento das novas vacinas”, adiantou, garantindo que “o plano de vacinação tem vindo a ser feito desde que se começaram a preparar as vacinas”.

A diretora-Geral da Saúde adiantou também que foram realizados, até à data, cerca de 4,3 milhões de testes por PCR (zaragatoa) e cerca de 40 mil teste de antigénio, sendo a proporção de positividade de 15,9%.

Na sua intervenção inicial, Graça Freitas voltou a apelar para que se limitem, ao máximo, os contactos físicos ao estritamente necessário, sublinhando que os convívios se façam apenas com os elementos do agregado familiar ou pessoas que habitem na mesma casa.

“Ao conviver em presença com familiares meus de outros núcleos ou com amigos, aumento a probabilidade de contágio. Vamos fazer escolhas. Está nas nossas mãos decidir com quem nos encontramos presencialmente e, nestes encontros, está também nas nossas mãos proteger e protegermo-nos. Há alternativas ao convívio físico”, precisou.

A diretora-geral da Saúde lembrou ainda as regras que devem ser seguidas pelas pessoas que ficam em casa confinadas por estarem infetadas ou por terem estado em contacto com alguém que tenha testado positivo.

Exit mobile version