Graça Brito, professora e ex-vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, onde esteve em funções por 16 anos, será a nova presidente do Conselho de Administração da Obra D. Josefina da Fonseca, instituição particular de solidariedade social (IPSS) que comemorou 80 anos de atividade este domingo (16), com um evento nas suas instalações.
A antiga autarca sucede assim a Clara Caçador, que liderou os destinos da organização por mais de duas décadas. Numa declaração feita esta tarde, durante o convívio comemorativo do 80.º Aniversário, Graça Brito sublinhou que esta “é uma área muito sensível” e realçou contar com toda a equipa de trabalhadoras da instituição, “tal como tem sido feito nesta casa, com carinho, com harmonia, com amor”.
“Eu sempre vi a Casa da Obra a dar muito amor às crianças, e é aquilo que elas e as famílias precisam, porque ao colocá-las cá, há sempre um grande sentido de responsabilidade (…) E aquilo que os pais precisam é da tranquilidade que a Casa da Obra tem dado nestes 80 anos”, continuou.
Clara Caçador esteve diretamente envolvida na escolha da sua sucessora e indica que foi “a primeira opção”. Sublinha o trabalho que Graça Brito fez na área da Educação, enquanto vereadora: “O dinamismo dela, o interesse, a vontade de trabalhar” foram determinantes para que entendesse “que era a pessoa que reunia todas as condições para aqui ficar”, justificou. “Estou plenamente convencida que esta casa vai ficar melhor, e melhor, e melhor. Confio em si”, afirmou, numa passagem de testemunho simbólica.
A Casa da Obra D. Josefina da Fonseca conta com as valências de creche, jardim de infância e ATL, contando neste último serviço com três professores que apoiam os alunos, estudantes do 1.º e 2.º Ciclos de escolaridade.

