Site icon Rádio Boa Nova

Governo avança com nova barragem de Fagilde

Foto: Diário de Viseu

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou ontem a construção da nova barragem de Fagilde e a “intenção política” de aprovar a agregação de mais nove municípios, entre os quais Viseu, ao sistema da Águas do Douro e Paiva, o que, na sua opinião, irá “dar resiliência do ponto de vista hídrico à região”.

No final de uma reunião com o executivo municipal de Viseu, a governante explicou aos jornalistas que a nova barragem, a construir 100 metros a jusante da atual, no rio Dão, representa um investimento de 30 a 32 milhões de euros, financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente, por fundos comunitários e pela Águas de Portugal.

O novo equipamento, que substituirá a barragem existente, construída em 1984 e que “apresenta algumas deficiências”, permitirá quase duplicar a capacidade de armazenamento.

“A nova barragem de Fagilde é uma obra de grande importância para o futuro da região de Viseu. O Governo está comprometido em garantir um abastecimento de água seguro, sustentável e resiliente para as próximas gerações, bem como o desenvolvimento económico e social da região”, referiu Maria da Graça Carvalho.

Fonte: Diário de Viseu

Exit mobile version