Site icon Rádio Boa Nova

Gouveia: Município reduz valor da água, saneamento e resíduos e cria linha de apoio para ajudar pessoas vulneráveis

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, anunciou hoje que decidiu reduzir o valor da próxima fatura da água, saneamento e resíduos a pagar pelos munícipes e empresas, em resultado da pandemia causada pela Covid-19.

A autarquia presidida por Luís Tadeu refere em comunicado publicado na sua página oficial da internet que a medida foi tomada devido aos reflexos da pandemia “para a saúde pública e também para a economia”.

O município de Gouveia enquanto “município familiarmente responsável e parceiro dos empresários e das empresas do concelho”, deliberou por uma “redução em 50% da fatura da água, saneamento e resíduos para todos os munícipes e empresas do concelho”.

Foi ainda decidido aplicar uma “redução em 100% da fatura da água, saneamento e resíduos para os ‘consumidores protegidos’, compreendendo-se como tal as pessoas singulares e reformados, que aufiram um rendimento mensal igual ou inferior ao salário mínimo nacional, e jovens com idade até 25 anos, nos termos do Regulamento Municipal de Taxas, Tarifas e outras receitas do Município de Gouveia”.

Com a decisão, o mesmo município também pretende apoiar os munícipes e as empresas locais “perante as dificuldades financeiras, que se prevêem decorrer do abrandamento da atividade económica no concelho e no país”.

Na nota, a Câmara Municipal de Gouveia apela ainda “ao empenho de todos” na “cruzada contra o vírus Covid-19” e relembra que “gestos tão simples como lavar bem as mãos, a cara e o corpo, são essenciais para travar a propagação deste vírus e das consequências do mesmo para a saúde”.

O município anunciou ainda que vai ter a funcionar, a partir de quinta-feira, uma linha telefónica para ajudar as pessoas mais vulneráveis, devido ao surto da Covid-19.

“Com vista à implementação de medidas preventivas relativas à pandemia do Covid-19 e para assegurar o apoio aos grupos mais vulneráveis (pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos e pessoas com incapacidade), o município de Gouveia criou uma linha de apoio que permitirá garantir, em articulação com diferentes entidades do concelho, o fornecimento ao domicílio de bens essenciais e medicamentos urgentes”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

A Câmara Municipal de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, apela aos familiares e aos vizinhos “que tenham conhecimento de casos que se enquadrem nos grupos acima mencionados, que os sinalizem através dos seguintes contactos: 963 232 370 ou 969 374 134”.

O serviço funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 09:30 às 17:00.

A iniciativa resulta da sinergia e concertação da autarquia de Gouveia com as Juntas de Freguesia, corporações de Bombeiros Voluntários do concelho (Folgosinho, Gouveia, Melo e Vila Nova de Tazem), GNR, PSP, Unidade Local de Saúde da Guarda e CLDS-4G Int3Grar.

Exit mobile version