Site icon Rádio Boa Nova

Gondelim: Explosão provocou um morto e 24 feridos. Dois estão em estado crítico (com áudio)

Foto: Correio da Manhã

A explosão ocorrida hoje, pelas 12h20, na aldeia de Gondelim, no concelho de Penacova, provocou um morto e 24 feridos, sendo dois feridos “críticos”, três graves e 19 feridos ligeiros, dos quais cinco são crianças.

Carlos Luís Tavares, Comandante Distrital de Operações de Socorro, confirmou esta tarde que a explosão teve origem no material pirotécnico que se encontrava no exterior da capela onde decorria a missa em honra de Nossa Senhora da Moita, na localidade de Gondelim.  De acordo com o responsável há a registar uma vítima mortal e 24 feridos, dos quais dois se encontram em estado crítico, três são feridos graves e 19 são ligeiros. Entre os feridos ligeiros, contam-se cinco crianças com idades entre os cinco e os 16 anos. Carlos Luís Tavares adiantou que um dos feridos críticos foi transportado pelo helicóptero do INEM para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, para onde foi também encaminhada a maioria das vítimas. No local, referiu, estão elementos da Polícia de Segurança Pública e da Polícia Judiciária a “averiguar a situação”.

Cortesia TVI24

De acordo com Paula Neto, médica que coordenou o socorro às vítimas, os feridos críticos e graves apresentam queimaduras e situações de trauma grave resultantes da explosão e do impacto. “Os outros são feridos mais ligeiros com escoriações”, referiu.

Cortesia TVI24

Com ligações familiares à localidade de Gondelim, o presidente da Câmara Municipal de Penacova encontrava-se perto da capela no momento em que aconteceu a explosão. “Naturalmente que alguma coisa correu mal. Neste momento não conseguimos avaliar. Estão os peritos a fazer averiguação do porquê de ter acontecido de facto esta tragédia, reagiu Humberto Oliveira. “É a primeira vez que acontece uma catástrofe desta dimensão”, disse o autarca, notando que agora é o momento de “avaliar as nossas responsabilidades”.

Cortesia TVI24

João Azadinho, vice-presidente do Município de Penacova já tinha adiantado à Rádio Boa Nova que a explosão ocorrida “foi muito forte”, causando estragos na capela e nas habitações vizinhas. “As pessoas estão em bastante estado de choque”, referiu o autarca, contando que as festividades que hoje tiveram início em Gondelim são muito participadas e têm muita tradição na localidade e nas imediações. “Mesmo sendo dia de semana, tinha muita gente da localidade e famílias à volta”, indicou João Azadinho, referindo que após a missa seria realizada a habitual procissão.

Foto: Correio da Manhã

Exit mobile version