Site icon Rádio Boa Nova

Góis promove Orçamento Participativo pela primeira vez

O Município de Góis avanÇAa este ano, pela primeira vez, com o Orçamento Participativo de Góis. Como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na gestão pública, adotou dois processos paralelos…

… de Orçamento Participativo: o Orçamento Participativo Jovem e o Orçamento Participativo Geral.

“Este é um mecanismo de democracia que permite aos/às cidadãos/ãs decidir sobre uma parte do Orçamento Municipal. Este processo contribui para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos/as cidadãos/ãs naturais ou residentes ou trabalhadores/as ou estudantes do concelho de Góis, nos processos de governação local, garantindo a participação dos/as cidadãos/ãs na decisão sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais”, refere em comunicado.

No período de 15 de fevereiro a 15 de março decorre a fase de votação das 10 propostas finalistas, sendo elas:

No Orçamento Participativo Geral as propostas são: requalificação da Fonte do Soito (Freguesia de Vila Nova do Ceira), Colocação de Kit de Fitness ao Ar Livre e Letras “V. N. CEIRA” (Vila Nova do Ceira, na zona de lazer da Praia das Canaveias);  acesso à Cultura (disponibilização de transporte gratuito em todas as sedes de freguesia para garantir o acesso a um espetáculo, a realizar uma vez por mês na sede do concelho); requalificação do piso do parque infantil da Junta de Freguesia de Góis; intervenção da conservação e restauro do retábulo (altar e púlpito) em talha dourada e policromada da Capela de S. Sebastião em Góis (classificada como Imóvel de Interesse Público) e Góis CheckPoint. Criação de um local onde os utilizadores da EN2 possam descansar e conhecer as ofertas turísticas e de lazer do concelho.

No Orçamento Participativo Jovem, as propostas são: ampliação da Casa de Convívio de Santa Bárbara, criação de sala de jogos, uma sala multifunções e instalações sanitárias; requalificação do espaço infantil do Cerejal (piso e baloiços); espaço Jovem – Remodelação da sala que se encontra ao lado da atual sede da Associação de Juventude de Góis, no edifício do antigo hospital; Prato Solidário: Construção de cozinha na Liga dos Amigos de Bordeiro.

A participação é assegurada através de voto, nesta primeira edição, de forma presencial, mediante a apresentação de documentos identificação.

Exit mobile version