O Município de Góis promove, no próximo dia 1 de novembro, a Feira dos Santos, do Mel e da Castanha, no Parque de Lazer do Baião.
Muitos ainda serão os goienses que preservam memórias de uma tradição, com mais de sessenta anos, tendo como espaço a área envolvente da capela do Castelo, local onde decorria a antiga Feira dos Santos, uma iniciativa que permitia que as famílias se reunissem em torno de um mercado, com destaque para a matança do porco e para a prática gastronómica da confecção dos torresmos, nesse mesmo espaço e em comunidade, um hábito que passava de ano para ano.
Com o passar do tempo, a Câmara Municipal de Góis reconhece como ideal a oportunidade de associar a este feriado nacional à promoção dos produtos endógenos e à produção agrícola sazonal, com destaque para a castanha e o mel. Desde então tem conseguido manter-se fiel à tradição (ainda que recente) organizando, anualmente, aquela que veio a denominar-se como Feira dos Santos, do Mel e da Castanha que procura, em cada edição, inovar em termos de programação cultural, sem descurar a relevância de preservar e valorizar o seu património imaterial, promover a sustentabilidade local e uma economia circular.
Nesta programação, a promoção da prática desportiva não foi descurada e exemplo disso é a realização do torneio de malha inter-coletividades que conta com a sua décima oitava edição e, pela primeira vez, a parceria com VNCycles com a organização de um passeio BTT.
Segundo a autarquia, esta edição contempla muito mais, desde concursos, gastronomia, animação infantil, a apresentação pública do modelo de proteção da vespa velutina designado de “api Túnel Elétrico” pela Terra de Ouro. De igual modo, a etnografia estará devidamente representada através da atuação do Rancho Folclórico “Mensageiros da Alegria”, terminando o dia com a recriação do tradicional magusto.
A edição de 2019 da Feira dos Santos, do Mel e da Castanha conta com o apoio de um conjunto de parceiros essenciais ao sucesso desta iniciativa.