A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou, na semana passada, uma coruja-do-mato juvenil (Strix aluco), na localidade de Vila Chã, no concelho de Seia, distrito da Guarda.
De acordo com a GNR, o alerta foi dado por um cidadão, que contou às autoridades que o animal em causa estava “nas imediações de uma empresa”.
Face ao alerta, os militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) deslocaram-se ao local para efetuarem o resgate.
“Após a recolha, a ave foi transportada para o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) em Gouveia, para recuperação e posterior libertação no seu habitat natural”, lê-se na nota.
No comunicado, os militares dão ainda conta de que o SEPNA tem como “preocupação diária a proteção dos animais” e apela à denúncia de eventuais situações de maus tratos ou abandono. “Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”, alertam ainda.