Site icon Rádio Boa Nova

GNR inicia operação “Peregrinação Segura”

Avizinha-se o 13 de Maio, um dos momentos altos para a comunidade católica portuguesa, quando milhares de pessoas vão em peregrinação até Fátima para assinalar o aniversário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Como tal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fez questão de recordar vários conselhos para os peregrinos, em comunicado, avisando também que, a partir desta quinta-feira e até 14 de maio, vai intensificar “as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso”, para “apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações” no âmbito da Operação ‘Peregrinação Segura 2023’.

Andar em fila única, sinalizar o início e o fim dos grupos e não andar na estrada, mas sim na berma, são alguns dos conselhos, para além de caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito e não andar em locais onde a circulação de peões seja proibida.

Mais, a GNR recomenda o uso, sempre, quer de dia quer de noite, de coletes refletores e não utilizar auscultadores nem auriculares, bem como garantir que as reuniões do grupo sejam feitas fora da estrada e que o telemóvel fique no bolso durante a caminhada.

Em comunicado, a autoridade deixou também conselhos específicos na chegada à cidade de Fátima e ao Santuário:

“Tratando-se de um evento de grande impacto a nível nacional e internacional, que reúne milhares de fiéis de todo o mundo, a GNR prevê um elevado número de peregrinos a efetuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e circulando muitas vezes em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, o que potencia o risco de atropelamento”, alertou a GNR.

A autoridade refere ainda o acréscimo de pessoas que poderá vir da realização, este ano, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal.

A Operação será levada a cabo em duas fases:

Exit mobile version