O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Gouveia, deteve entre os dias 8 e 10 de janeiro, 11 homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 50 anos e uma mulher de 39 anos, por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Seia e Coimbra.
A detenção decorreu no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria desde abril de 2023”.
“Os militares da Guarda desmantelaram uma rede de tráfico de estupefacientes que operava em Seia e Coimbra”, avança a GNR em comunicado.
No seguimento das diligências policiais, as autoridades realizaram 15 buscas, 11 domiciliárias e quatro em veículos, culminando na detenção dos 12 suspeitos e na apreensão de 152 doses de haxixe, 56 doses de cocaína, 15 telemóveis, três veículos e um computador.
De acordo com a GNR “todos os detidos têm antecedentes criminais relacionados com tráfico de estupefacientes, falsificação de documentos, resistência e coação e furtos diversos”.
Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Seia, tendo sido aplicada a cinco dos suspeitos a medida de coação de prisão preventiva e a medida de coação de apresentações bissemanais no posto policial da área da residência a um dos detidos. Os restantes detidos permanecem nas instalações da Guarda, a fim de serem presentes no Tribunal de Judicial de Seia.
A operação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) da Guarda, dos Núcleos de Investigação Criminal (NIC) dos Destacamentos Territoriais da Guarda, Pinhel e Vilar Formoso, da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Gouveia, do SEPNA do Destacamento Territorial de Gouveia, e dos Postos Territoriais de Seia, Paranhos da Beira, Loriga e das Secções Cinotécnicas dos Comandos Territoriais de Castelo Branco e Viseu.