Site icon Rádio Boa Nova

GNR de Leiria recebeu 24 denúncias em 2017 por descargas no domínio hídrico

O Comando Territorial de Leiria da GNR recebeu 24 denúncias em 2017 relacionadas com descargas no domínio hídrico na sua área de influência, das quais seis resultaram em processos-crime.

A denúncia de descargas suinícolas no concelho de Leiria, sobretudo na ribeira dos Milagres, tem sido uma constante por parte da Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres, que no dia 28 de fevereiro reportou mais duas no mesmo dia.

Segundo dados da GNR de Leiria enviados à agência Lusa, em 2017 foram registadas 24 denúncias “relacionadas com o domínio hídrico”, das quais 12 verificaram-se no concelho de Leiria, seis na Marinha Grande, quatro na Batalha e duas em Porto de Mós.

Destas queixas, foram elaborados seis processos-crime e oito autos de notícia por contraordenação, referiu ainda a GNR.

Já no presente ano, a GNR registou quatro denúncias “todas no concelho de Leiria”, das quais resultou um processo-crime.

A autoridade de Gestão do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020) disse em janeiro à Lusa que a Recilis, entidade promotora para a construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) de Leiria, “perdeu definitivamente o financiamento” para erguer esta infraestrutura, que poderia atenuar a poluição, sobretudo na ribeira dos Milagres.

Fonte: Lusa

Exit mobile version