Site icon Rádio Boa Nova

GNR apresenta projeto “Qualificar a segurança com a inteligência coletiva  –  a Violência Doméstica”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza hoje, dia 4 de fevereiro, pelas 14h30 horas, na Escola da Guarda, em Queluz, a apresentação pública do projeto “Qualificar a segurança com a inteligência coletiva  –  a Violência Doméstica”.

A apresentação será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, durante a qual serão apresentados os resultados do projeto, assim como a sua influência no modelo de intervenção da Guarda para a violência doméstica.

O projeto-piloto associa a aplicação da metodologia da Inteligência Coletiva à predição, prevenção, dissuasão e repressão do fenómeno criminal de violência doméstica. O estudo individualizado de fenómenos como a violência doméstica é um indicador da preocupação que a GNR vem manifestando com o sentimento de segurança e bem-estar da população, estendendo a sua ação, no caso em análise, muito além da investigação, apostando fortemente na sensibilização da sociedade, na proteção das vítimas e não-reincidência dos agressores.

Segundo as autoridades, a preocupação com o flagelo da violência doméstica levou ao desenvolvimento e consolidação de um programa de apoio a vítimas específicas, também designadas por especialmente vulneráveis, assente numa abordagem que inclui estratégias preventivas, consubstanciadas em programas especiais de policiamento comunitário e de proximidade e em parcerias colaborativas e cooperativas com entidades internacionais, nacionais e locais.

Exit mobile version