Site icon Rádio Boa Nova

Gladius: Tábua recebe prova do Campeonato Ibérico Ultra4

rbt

O Município de Tábua prepara-se para acolher a Gladius, prova a contar para o Campeonato Ibérico Ultra4. De 2 a 4 de junho, “a competição de todo o terreno extremo alia a passagem de obstáculos naturais de puro trial a uma prova de velocidade”.

A Gladius é uma prova que pertence à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e ao Clube Nortex4/ Ultra4, sendo a MK Makinas- Associação de Desportos e Makinas de Tábua a coorganizadora. O evento conta com o apoio da autarquia de Tábua e da James Baroud.

Na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, Paulo Rodrigues, presidente da MK Makinas, explicou o contexto da prova que contará com “veículos que podem atingir os 160 quilómetros por hora e possuem entre 200 a 750 cavalos”. Por Tábua passarão “cinco classes de viaturas, muito bem equipadas, com grande tecnologia”. O Campeonato Ibérico Ultra4 conta com três provas, sendo que a primeira se desenrola no concelho tabuense. As restantes passam por Vimioso e Espinho.

Quanto ao programa, o primeiro dia, 2 de junho, está reservado para “verificações técnicas e documentais”. A 3 de junho, no período da manhã, decorre o prólogo em terra batida que ligará a Zona Industrial a Babau, com uma distância de oito quilómetros. À tarde está prevista a Super Especial Friopastel de 2,5 quilómetros. Domingo, 4 de junho, “será o grande dia” com “uma prova de resistência de quatro horas, com 27 quilómetros, que decorrerá entre o centro de Tábua e o Espadanal”.

Segundo Paulo Rodrigues, esta prova decorre por 40 quilómetros e contará com o envolvimento de 80 pessoas, entre as quais 60 elementos de segurança. A organização está focada também nas zonas de espetáculo que terão de ser “seguras para os pilotos e para os espectadores”. Para o evento desportivo que se realiza pelo segundo ano consecutivo em Tábua, são esperadas 20 equipas participantes de quatro nacionalidades. Destaque para os tabuenses Flávio e Bernardo Aquino que também irão concorrer.

Em contagem decrescente para a iniciativa, José Rui, diretor técnico do Clube Nortex4, adiantou que “quem ganhar este campeonato, vai representar Portugal nos Estados Unidos da América”, onde começou este tipo de provas. Na ocasião, parabenizou a MK Makinas “pelo trabalho e empenho”. “O nosso objetivo é continuar a dinamizar provas aqui em Tábua”, assegurou.

Do lado do Município, David Pinto, vereador do Desporto, agradeceu aos envolvidos por “trazerem a Tábua uma prova ibérica desta envergadura, com esta dimensão e logística, com carros de topo”. O vereador não tem dúvidas de que a Gladius vai potenciar a marca “Tábua, o Encanto das Beiras”, uma vez que “o evento vai chamar muita gente ao concelho”.

Oiça/ veja a conferência de imprensa realizada esta manhã »»»»

Exit mobile version