Site icon Rádio Boa Nova

Gastroenterite levou mais de 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, à urgência em Oliveira do Hospital

Pelo menos 60 pessoas, a maioria crianças e jovens, acorreram na última noite e manhã desta sexta-feira ao serviço de urgências de Oliveira do Hospital …

… com sintomas de gastroenterite. Coordenador do Centro de Saúde diz que se tratam de “situações mais ou menos ligeiras”.

Durante a noite, pelo menos 30 crianças acorreram ao serviço de urgências no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz e, já na manhã de hoje, igual número de pessoas, a maioria crianças”, foi assistido no Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital. Álvaro Luís, Coordenador do Centro de Saúde adiantou à Rádio Boa Nova que, ao início da manhã, foi alertado para “vário casos de vómito e diarreia”. Pese embora o elevado número de situações, o responsável assegura que se trata de “situações mais ou menos ligeiras” que não obrigaram a qualquer tipo de tratamento diferenciado ou transferência.

Em causa, como explicou, estará uma gastroenterite que “decorre de virose”, estando afastado o cenário de intoxicação alimentar ou problema causado pela água  da rede pública. “Também não se trata de situação bacteriana”, referiu o responsável.

Álvaro Luís adianta que a virose não está confinada a uma área específica do concelho, afetando pessoas de todo o concelho, e de modo particular as crianças e jovens pelo facto de se encontrarem mais próximas no espaço escolar.

Diante deste surto, a recomendação passa sobretudo pelo “arejamento” dos espaços. No caso de sintomas de vómito e diarreia, se não houver febre, Álvaro Luís aconselha a hidratação com bebidas açucaradas e dieta alimentar com interrupção de gestão de leite e seus derivados. No caso de agravamento dos sintomas, o responsável aconselha a ida à urgência, o contacto com o centro de saúde ou com a linha de saúde 24.

Exit mobile version