Site icon Rádio Boa Nova

Garantia de reposição de viatura ardida marca 95º aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital

O secretário de Estado da Administração Interna, Sérgio Gomes, garantiu aos bombeiros de Oliveira do Hospital que vai resolver o problema da viatura ardida em  4 de maio de 2016, num incêndio “fora de época” ocorrido em Alvôco de Várzeas.

A participar na comemoração do 95º aniversário da corporação oliveirense, o governante disse não poder aceitar que o governo “venda a imagem” de que a proteção civil funciona 365 dias por ano e depois na hora de pagar as despesas de reparação de uma viatura ardida diga que “não” por a situação ter ocorrido fora da época crítica de fogos florestais. “Essa sim, vai ser paga” assegurou o responsável, contando com o apoio da autarquia e da autoridade nacional de proteção civil.

Sérgio Gomes foi assim ao encontro do que tinha sido afirmado pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que, a felicitar a corporação pelos 95 anos, disse estar a par dos desafios que há para fazer, em particular a reposição da viatura ardida. A destacar o sentido de “entreajuda” já manifestado pelo governante, Alexandrino disse acreditar ser possível colocar a viatura ao serviço numa “parceria entre a Secretaria de Estado, a Autoridade Nacional  e a Câmara Municipal sem que a corporação gaste um tostão”.


Autarca e governante reagiam assim à preocupação da direção da Associação Humanitária e comando da corporação de Oliveira do Hospital. Emídio Camacho, comandante, lamentou a falta de resposta para a resolução do problema, com risco de ficar comprometida a formação de equipas de combate a incêndios florestais. Referiu que no ano passado, o corpo de bombeiros registou 99 saídas para incêndios e arderam 34 hectares de floresta no concelho.

Num balanço entre proveitos e perdas desde o último aniversário dos bombeiros, também o presidente da direção, Arménio Tavares, registou a “perda” ocorrida no ano passado e até agora “sem qualquer comparticipação”.

Na festa dos bombeiros de Oliveira do Hospital, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra destacou a dignidade das comemorações. Entre as preocupações, António Simões, chamou a atenção para a dívida de dois milhões do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra para com os bombeiros do distrito e apelou ao secretário de Estado para interceder junto do colega das Finanças para que mantenha a isenção do IVA no fardamento.

Presente na cerimónia, o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, sublinhou a “excelência” do corpo de bombeiros oliveirense que “é um orgulho para o distrito e para opaís”.

 

O 95º aniversário dos bombeiros ficou ainda marcado pelas habituais distinções e condecorações, assim como o agradecimento a empresas e beneméritos. Destaque também para atribuição do prémio Manuel Gouveia Serra, por parte do município, ao bombeiro João António Guilherme Alves e, do crachá de ouro a António José Mendes Borges.

Também os projetos da fanfarra e escolinha de bombeiros foram apreciados por constituírem uma “porta aberta” de jovens ao corpo de bombeiros.

Exit mobile version