A 6ª Gala do Desporto promovida no sábado à noite, dia 25 de janeiro, pelo Município de Oliveira do Hospital, ficou marcada pela sensibilização…
… para os valores do desporto. “Ser feliz a praticar desporto” foi a mensagem defendida pelo presidente do Município, José Carlos Alexandrino, e pelo vereador do Desporto, Nuno Ribeiro.
O Pavilhão Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços encheu-se para assistir àquele que já é um evento de referência no concelho de Oliveira do Hospital e onde, desde há seis anos, são distinguidos os que mais se destacaram na área desportiva no ano transato. Ao todo, foram distinguidas pessoas em 14 categorias, com a novidade de, neste ano, os três finalistas serem apresentados na Gala.
Porém, vencedores à parte, a Gala surgiu este ano associada aos valores do Desporto, tendo mesmo iniciado com um vídeo com o título “Construir uma geração com valores”, porque “a vitória está no valor e não nos resultados”.
Na Gala, com apresentação de Ângela Cunha e Pedro Alves e que primou pela excelência da organização com acompanhamento da orquestra Cultus Musicae e Banda Steve e outras atuações, Nuno Ribeiro, vereador do Desporto, começou por apelar à aceitação “com desportivismo” dos distinguidos, já que “apenas um pode vencer”. Verificou que eram exatamente “estes valores associados aos desporto” que pretendia transmitir na Gala. “Todos temos obrigação de contribuir para uma verdadeira cultura desportiva, onde os resultados não são o objetivo maior”, referiu o vereador do Desporto, notando que no concelho há mais de 700 jovens a praticar desporto e que “merecerem ser felizes a praticar desporto”.
Nuno Ribeiro destacou o dinamismo do concelho e, por isso, agradeceu a todos os clubes, associações, empresários do fitness, entres outros que tornam possível a realização de iniciativas e projetos desportivos. Para além de prestar reconhecimento a todos os premiados na Gala que promovem o desporto, deixou também uma palavra de incentivo aos que não tendo sido reconhecidos “muito trabalham e contribuem para esta riqueza desportiva do nosso concelho”.
Diante de uma grande realização e entre os melhores do Desporto do concelho, o presidente do Município de Oliveira do Hospital garantiu “que o apoio ao desporto deve continuar independentemente dos condicionalismos financeiros”. José Carlos Alexandrino lembrou que o Município passou por dois grandes desafios, os incêndios de 2017 e mais recentemente as chuvas de dezembro que causaram prejuízos de três milhões de Euros.
Em noite de Gala, o autarca referiu que a Câmara investe à volta de 100 mil Euros no transporte (desporto). “Esse contributo através de subsidiação, são pequenas ajudas para fazerem um grande trabalho”, referiu, frisando que em Assembleia Municipal, em discussão do Orçamento para 2020, a maior crítica da oposição(“não toda”, referiu) é de que “gastava demasiado no desporto”. “É pena eles não estarem aqui presentes. Nós vamos continuar a apoiar porque são a maior riqueza do concelho”, disse.
Também o autarca se focou nos valores do desporto e partilhou o sonho de querer um “futuro risonho para os jovens e atletas” do concelho. Apelou aos pais para que não queiram que os seus filhos sejam todos “Cristianos Ronaldo”. “Utilizem o desporto para que os vossos filhos sejam felizes”, concluiu.
José Carlos Alexandrino elogiou a excelente organização da Gala do Desporto e o empenho do vereador do Desporto Nuno Ribeiro. Do mesmo modo, enalteceu todos os vereadores que o acompanham no executivo que lidera e na qual disse ter “orgulho”, porque todos jogam “para a mesma baliza”.
Prémios atribuídos:
Treinador Formação: Alexandre Fernandes (Sampaense Basket- Sub16)
Atleta Formação: Fernando Vicente (CAOH- Sub 15)
Atletas Jovens Revelação: Lea Marques, Joana Mota, Tiago Amaral, Hugo Luís, Francisco Lameiras, João Pinto, Daniel Figueiredo, João Garcia, Rodrigo Marques e Matilde Freixinho.
Equipa Formação: Sampaense Basket (Sub-16)
Atleta Sénior: José Carlos Pinto (SL Benfica- atletismo)
Equipa Sénior: FCOH- Hóquei em Patins
Treinador Sénior: Cláudio Figueiredo (Sampaense Basket)
Prémio Dedicação: Albano Dinis
Prémio Incentivo: Associação Progressiva de Santo António do Alva
Evento Desportivo: Tricross do Alva (CAOH)
Dirigente: Luís Martins (FCOH Hóquei em Patins)
Clube/ Associação Desportiva: Associação Recreativa e Cultural Catraiense
Prémio Reconhecimento: André Pires
Prémio Carreira: Rui Madeira (Rally)
Veja ou reveja a Gala »»»»