Site icon Rádio Boa Nova

Gala destacou a “excelência” da Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital

O Social tomou ontem conta da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre no Parque do Mandanelho. Ao terceiro dia, o certame brindou…

… os visitantes com a Gala Social que serve montra à “excelência” do trabalho social desenvolvido no concelho.

Com realização obrigatória em cada ano, a Gala Social acontece em jeito de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela rede social e as 20 IPSS que a integram. Trata-se da economia social que no concelho assume uma importância crescente seja pelo apoio que presta a mais de dois mil utentes nas valências de infância e 3ª idade e deficiência, seja pelos postos de trabalho que assegura. José Francisco Rolo, vioce-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu à Rádio Boa Nova que esta economia social assegura 600 postos de trabalho qualificados e é responsável pela distinção de município “familiarmente mais responsável”.

Este é um setor que faz um “trabalho importante” e que, por isso, não podia deixar de ter um dia reservado na EXPOH. Aconteceu, por isso, a Gala Social que é o “reconhecimento público” a uma rede social de “excelência”.

Em Oliveira do Hospital, Social é também apoio a pessoas portadoras de deficiência que é assegurado por duas instituições qualificadas, a ARCIAL e a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, capacitadas com estruturas e técnicos qualificados. Condições para José Francisco Rolo insistir com a existência de um “mini cluster” nesta área no concelho de Oliveira do Hospital. O responsável espera, contudo, mais inovação e investigação com vista a uma maior e mais eficaz recuperação e valorização de pessoas. Lembra que o quadro comunitário “dá-nos alcance para isso”

Determinante tem sido também o papel do banco de recursos sociais que, nos últimos anos, assistiu a um aumento dos pedidos de ajuda, mas que “estabilizou”, sendo hoje pouco mais de 100 famílias as beneficiárias da ajuda alimentar, vestuário e outros bens.

À rede social do concelho juntam-se agora as empresas solidárias que quando chamadas a ajudar, não negam o auxílio aos mais desfavorecidos. São já 21 e foram reconhecidas na noite de Gala Social.

Exit mobile version