Site icon Rádio Boa Nova

Gabinete Intermunicipal de Apoio a Vítimas da Beira Serra realizou ações de sensibilização

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, na qualidade de Entidade Coordenadora do Gabinete Intermunicipal de Apoio a Vítimas (GIAV) da Beira Serra, realizou uma ação de sensibilização nos dia 6 e 7 de março de 2023, com o objetivo de homenagear as vítimas e sobreviventes de violência doméstica.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o GIAV recorda que o Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica, assinala-se a 7 de março, foi aprovado pelo Conselho de Ministros, a 28 de fevereiro de 2019, em homenagem às vítimas de Violência Doméstica e suas famílias. Apar, foi constituída uma Comissão Técnica multidisciplinar, com objetivo de melhorar a prevenção e combate à Violência Doméstica e recolher dados quantitativos e reforçar os mecanismos de proteção às vítimas, a sua integridade e dignidade.

O GIAV da Beira Serra assinalou esta data com a distribuição de laços roxos e um cartaz informativo com as estatísticas do ano 2022, que foi distribuído nos municípios de Oliveira do Hospital e Tábua no dia 6 e em Góis e Arganil no dia 7. “Com esta ação de sensibilização contamos com o apoio de um representante da cada um dos municípios que acompanhou a equipa, aproveitando para partilhar cartazes com alguns QR-CODE dirigidos a trailers de filmes que retratam esta problemática. No entanto, qualquer que seja a sua escolha, ao visualizar os filmes deverá ter em conta que o conteúdo é ficcionado, apesar de alguns serem baseados em acontecimentos verídicos. A intenção não é a prática de atos de violência, mas sim à compreensão do que é a Violência Doméstica, como se manifesta e quais as fases do ciclo de violência, por outro lado que é possível pedir ajuda e ter apoio”, referem.

Enquanto sociedade “é fulcral estarmos despertos para este flagelo e ajudar o próximo quando sabemos de uma situação desta natureza”, lê-se. Realçam que no ano de 2022, a PSP e a GNR receberam 30 389 ocorrências, 16 736 vítimas solicitaram teleassistência e 6 235 foram acolhidas em casas de emergência ou casa abrigo. Das 28 vítimas mortais 24 são mulheres e as outras 4 são crianças.

O Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima (GIAV) da Beira Serra está disponível todos os dias úteis das 09H00 às 17H30, através do contacto 911 708 135 e igualdade@adiber.pt. O serviço deste gabinete é gratuito e confidencial. “Procure ajuda e denuncie. A violência doméstica é um crime público!”

Exit mobile version