Site icon Rádio Boa Nova

Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima da Beira Serra faz balanço positivo das atividades desenvolvidas no âmbito dos Direitos Humanos e Violência Doméstica

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra na qualidade de Entidade Coordenadora do Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima (GIAV) da Beira Serra, em parceria com os municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, dinamizou no Agrupamento de Escolas de Góis uma ação de sensibilização intitulada “O meu papel.…” no âmbito da Identificação de Sinais de Violência Doméstica.

Com a presente ação de sensibilização pretendeu-se fundamentalmente sensibilizar e consciencializar os/as colaboradores/as para o papel cívico que exercem no seu meio sociofamiliar e profissional no que respeita à adoção de uma postura mais adequada perante uma situação de suspeita de Violência Doméstica. Ademais, pretendeu-se que com esta sensibilização, aumentar o nível de sensibilização, consciencialização e conhecimentos relativamente à problemática da violência e de comportamentos abusivos, identificar sinais de violência nos/as colaboradores/as, pensar sobre os conceitos de feminilidade e masculinidade, contribuir para a diminuição da reprodução/perpetuação de diferentes tipos de violência e, ainda, promover uma cultura de direitos humanos, de igualdade e não discriminação.

Nesse sentido, ao longo do desenvolvimento da ação, a equipa técnica foi esclarecendo os/as colaboradores/as de como poderão fazer denuncia, quais os sinais que um/a colega poderá evidenciar se for vítima de violência doméstica, quais os apoios existentes nos quatro municípios em questão e, também, se foram desconstruindo mitos associados a esta problemática. Essencialmente, a equipa técnica auxiliou os colaboradores e as colaboradoras a reforçarem o seu espírito de entre ajuda, cooperação e promoção da prevenção e combate à violência através de boas práticas.

A ADIBER, através deste Gabinete, dinamizou na Biblioteca Municipal de Góis – António Francisco Barata uma ação de sensibilização sobre os Direitos Humanos.

Com a presente ação de sensibilização pretendeu-se fundamentalmente promover uma cultura de direitos humanos, de igualdade e não discriminação, atuar ao nível da prevenção, fomentar uma maior consciencialização sobre o impacto de uma cultura de direitos humanos, de igualdade e não discriminação e, ainda, promover sentimentos de compaixão, empatia e respeito pelo outro.

Colocou-se uma caixa para sugestões em que foi pedido para as pessoas darem a sua opinião sobre os Direitos Humanos ou sobre qual o Direito Humano com que se identificassem mais e porquê.

Exit mobile version