Site icon Rádio Boa Nova

Futuro Campus Educativo de Oliveira do Hospital vai custar mais 1,5 milhões de Euros do que inicialmente previsto

A construção do novo Campus Educativo de Oliveira do Hospital vai custar mais 1,5 milhões de Euros. Em sessão extraordinária da Assembleia Municipal…

… realizada ontem, o presidente da Câmara anunciou abertura de novo procedimento concursal, por o primeiro concurso ter ficado “deserto” porque “o preço estava muito baixo”.

No debate do primeiro ponto da Ordem do Dia – “Segunda Revisão das Grandes opções do Plano para o Quadriénio 2019/2022” – José Carlos Alexandrino deu conta que foi contactado por várias empresas antes do concurso estar concluído,  que lhe disseram que o preço da empreitada relativa ao Campus Educativo “estava muito baixo” e que , por isso, não iam concorrer.

 

“Agora vamos ter que lançar um novo procedimento do Campus Educativo com mais dinheiro”, afirmou o autarca, justificando que, no conjunto, as obras terão associado o preço de  7 milhões de euros “para não correr riscos”. “Não quisemos correr riscos porque estes projetos têm, neste momento, candidaturas financeiras. Se não tivéssemos uma maturidade no lançamento destas candidaturas, as verbas eram varridas”, explicou.

João Esteves, deputado do PSD, questionou o presidente da autarquia acerca do início do arranque das obras, nomeadamente na Zona Histórica. “A Zona Histórica está nas Grandes Opções do Plano desde 2016. Até hoje não foi nada realizado”, disse. “Será que só vão realizar as obras em 2021?”, questionou.

“Eu não gosto de obras a acabarem junto às eleições”, começa por dizer José Carlos Alexandrino, em resposta à intervenção do deputado da direita.

“A Câmara Municipal, comigo a presidente, e para que não houvesse dúvidas, sempre teve um critério que, hoje, chego à conclusão que não é o melhor”, disse, referindo-se ao facto de o Município lançar os concursos pelo preço mais baixo, que tem a ver com a transparência”.

“O que podemos e devemos fazer é lançar um concurso de certificação de empresas, isto é, lançamos um concurso para certificar empresas com certas características e depois dessas escolhemos três e a seguir abrimos um concurso público entre as que nos oferecem garantias”, explicou.

Na ocasião, Carlos Inácio, deputado do PS, felicitou o executivo pela “dinâmica” que existe no concelho que “glorifica o Município e os munícipes”.

No momento de votação, a proposta foi aprovada por unanimidade.

Exit mobile version