Durante o dia de hoje, funcionários de creches privadas no concelho de Oliveira do Hospital realizam testes de rastreio à Covid-19, uma iniciativa do Centro Distrital da Segurança Social.
Com a abertura das creches prevista para 18 de maio, é importante salvaguardar a saúde das crianças. Foi com esse objetivo que o Centro Distrital da Segurança Social decidiu lançar esta iniciativa que vai decorrer em todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, tendo iniciado hoje em Oliveira do Hospital, no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD).
Após uma visita às instalações na FAAD, Manuela Veloso, Diretora do Centro Distrital da Segurança Social, referiu que cerca de 1200 funcionários vão ser testados a nível distrital e os testes vão ser realizados nas próximas duas semanas.
Na ocasião, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, elogiou a iniciativa do Centro Distrital da Segurança Social que “pretende criar segurança a pensar nas crianças”. Na opinião do autarca, o regresso às creches “vai ser atípico” mas “de consciência”. “Os próprios pais precisam de sentir confiança nas pessoas que estão com os seus filhos”, referiu.
À Fundação Aurélio Amaro Diniz, José Carlos Alexandrino dirigiu uma palavra de apreço pela “disponibilidade”, uma vez que “coloca sempre as suas instalações e serviços à disposição de diferentes parceiros”.
Por sua vez, Álvaro Herdade, presidente do Conselho de Administração da FAAD, referiu que, “desde a primeira hora” defendem “os rastreios à população para se trabalhar em segurança”. Deu conta do trabalho feito até ao momento, nomeadamente nos lares. “Nos lares temos feito o rastreio a toda a população. Temos rastreado as equipas antes de entrarem ao serviço para termos a certeza que estão livres de qualquer contaminação”, explicou. Segundo o responsável, o Hospital da FAAD, já realizou cerca de 500 até esta altura.