Site icon Rádio Boa Nova

Fugitivo de Vale de Judeus recapturado pela PJ. Estava em Trás-os-Montes

A Polícia Judiciária (PJ) informou, esta sexta-feira, que deteve Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Trás-os-Montes. Recorde-se que o homem estava evadido desde 7 de setembro.

“O evadido Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, foi recapturado, em Trás os Montes, depois de um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação desde o dia da fuga, a 7 de setembro de 2024”, lê-se no comunicado enviado à Rádio Boa Nova. 

 A operação policial contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana para recapturar este cidadão português com extensa carreira criminal, referenciado pela prática de criminalidade especialmente violenta mas, também, no âmbito da criminalidade altamente organizada, dos quais se destacam os crimes de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida. 

Tem como data da primeira reclusão o ano de 1980, cumprindo, aquando da fuga, uma pena de prisão de 24 anos, associada a 11 condenações. 

Refira-se que sobre Fernando Ribeiro Ferreira recaía um mandado de detenção internacional emitido pela autoridade judiciária competente, constando de notícia vermelha na Interpol. 

No início de outubro, a Polícia Judiciária deteve o outro português, Fábio Loureiro, na cidade marroquina de Tânger, no âmbito da Operação Retorno.

Resta agora capturar outros três fugitivos: Shergili Farjiani, Rodolf José Lohrmann e Mark Cameron Roscaleer.

Shergili Farjiani é um georgiano de 40 anos que se encontrava a cumprir sete anos de cadeia por furto, violência e falsificação antes de fugir de Vale de Judeus.

Se por um lado Farjiani era considerado o ‘menos perigoso’, Rodolf José Lohrmann, era um dos mais procurados da América Latina. Conhecido por ‘El Ruso’, Lohrmann foi detido em 2016, por quatro assaltos violentos, realizados entre 2014 e 2016, a dependências bancárias de Odivelas e Cascais. Da Argentina trouxe um longo currículo criminal, onde é suspeito de vários raptos e do homicídio de um menino de 10 anos.

Por sua vez, Mark Cameron Roscaleer, de 39 anos, é perito em fugas. O britânico já tinha fugido de uma prisão em Inglaterra e tentou fazê-lo em Portugal, em 2019, ‘besuntado’ em óleo por todo o corpo.

Com: Notícias ao Minuto

Exit mobile version