Site icon Rádio Boa Nova

Freguesia de Aldeia das Dez sem parte das comunicações cinco meses após o fogo

Cinco meses após o fogo, há registo de várias localidades sem comunicações. Exemplo disso é a freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, …

… que apesar de já dispor da fibra ótica da Altice na sede de freguesia e localidades de Avelar e Gramaça, continua sem comunicações nas restantes anexas, como é o caso de Chão Sobral, Vale de Maceira, entre outras.

“É uma realidade, pese embora o esforço da Altice para reposição”, afirmou à Rádio Boa Nova o presidente da Junta de Freguesia, que disse ter “a promessa que será para breve”. “Mas ainda não está feito”, verifica Carlos Castanheira, notando que esta é “uma dificuldade para as pessoas” que são maioritariamente idosas e não estão familiarizadas com a utilização do telemóvel. “Eles (os técnicos) andam por aí, mas não nos é dado nota do que andam a fazer”, afirmou, esperando que a reposição total esteja para “breve”.

Carlos Castanheira recorda que a freguesia de Aldeia das Dez foi “extremamente afetada pelo incêndio”. “Está tudo queimado”, refere, verificando que o maior impacto foi ao nível da floresta e da paisagem. Na freguesia arderam quatro casas de primeira habitação e outras de segunda habitação, e registou-se um “ferido grave mas que já está bem”. Em Aldeia das Dez “a paisagem está terrível”, mas o autarca assegura: “eles queimaram-nos mas não nos mataram”. “Vamos recuperar o que for possível”, adiantou à Rádio Boa Nova, certo de que “o património paisagístico vai demorar muito tempo a recuperar”. Na freguesia, até agora, apenas uma casa foi recuperada por ação do seguro do proprietário. As restantes têm os “projetos em andamento” na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. “Doloroso” de ver é o cenário envolvente ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, nomeadamente o jardim botânico.

O momento é de reagir. No próximo dia 24 de março, a freguesia vai acolher a iniciativa de ciclismo “Clássica Aldeia dos Xisto” que deverá contar com a participação de 800 a 1000 pessoas e que envolve a plantação de 800 medronheiros e 400 carvalhos. “Ontem acabámos de replantar 41 castanheiros”, disse também o autarca que está apostado em “melhorar a paisagem da freguesia” .

A freguesia de Aldeia das Dez conta com uma população residente na ordem de meio milhar, sendo que mais de metade é idosa. “Os jovens são muito poucos”, refere Carlos Castanheira, que não esconde a sua preocupação com o despovoamento que, se se vier a agravar  não será devido ao incêndio, mas antes à “falta de condições de emprego”. “Porque as outras condições nós minimamente temos”, observou o autarca, referindo em particular os cuidados médicos que  ali são prestados por “uma excelente profissional”. “Tenho esperança que não haja desertificação”, referiu confiante.

 

Exit mobile version