O Município de Oliveira do Hospital à semelhança do que está a acontecer no país, continua a sofrer os efeitos das chuvas intensas e vento forte que persistem provocando dezenas de ocorrências por todo o território do concelho. A autarquia apela, uma vez mais, a cuidados redobrados na circulação.
As equipas de proteção civil, segurança e socorro, bem como os serviços municipais estão em prontidão no terreno, em ações de resolução das ocorrências e a sua sinalização, bem como de prevenção e vigilância.
Continuam a ser executados os trabalhos de desobstrução de via na EM 514 em consequência do deslizamento de terras no cruzamento, entre Penalva de Alva e São Gião. A circulação rodoviária mantém-se interdita. Têm acontecido outros deslizamentos noutros pontos ao longo desta estrada pelo que apelamos à circulação com prudência.
Por questões de segurança, o acesso ao passadiço do Açude da Ribeira está neste momento interdito, com a devida sinalização, devido aos danos verificados na vedação/corrimão.
Continuam a verificar-se quedas de árvores, e sobretudo vários deslizamentos em diferentes locais do concelho. Os solos estão sem a sua capacidade de sustentação normal, por isso permeáveis e mais propícios à ocorrência de deslizamento de terras e derrocadas.
Atenção também junto às zonas ribeirinhas uma vez que o caudal dos rios que atravessam o concelho subiu exponencialmente nestes últimos dias. Bem como junto de pequenos ribeiros/ribeiras e levadas. A persistência da chuva aumenta o risco de inundações e cheias. Evite atravessar ou deslocar-se nestas zonas.
Para reportar ocorrências, contacte a Proteção Civil Municipal, através do nº 238 241 100, ou pelo seguinte e-mail: protecaocivil@cm-oliveiradohospital.pt

