Site icon Rádio Boa Nova

Forno do Senhor volta a dinamizar Travanca de Lagos

Após décadas sem funcionar por se encontrar “degradado e devoluto”, o Forno do Senhor voltou a ganhar vida em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital.

Também conhecido como forno comunitário, o espaço foi requalificado pela Fábrica da Igreja, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. Este domingo, na sua inauguração, a população quis marcar presença e apreciar o espaço que vai permitir “regressar a velhos saberes e antigos sabores”.

Na ocasião, o pároco da freguesia, António Loureiro, congratulou-se por “devolver” aos fregueses o forno comunitário “desejado há muitos anos”, cujo o projeto de requalificação começou a ser trabalhado no mandato autárquico anterior. “O nosso objetivo é que o espaço possa fortalecer laços e juntar pessoas na confeção do pão”, afirmou, salientando também a sua importância “como património turístico e cultural do concelho”.

No rosto do autarca de Travanca de Lagos era notória a felicidade proporcionada pela “adesão da população” que, pelas 8h00, já confecionava os primeiros pães neste dia de convívio de inauguração do forno.

Constatando a motivação das gentes da sua freguesia, que já planeiam regressar no próximo fim-de-semana, Nuno Santos não tem dúvidas de que a sua requalificação “foi uma excelente ideia”. “Para nós é um gosto este convívio e ver as pessoas novamente juntas. De facto, era uma pena o forno estar da maneira que estava”, referiu.

A olhar para a inauguração do Forno do Senhor como “um sinal de esperança”, José Francisco Rolo, presidente do Município, parabenizou toda a comunidade envolvida por “revitalizar a freguesia” com um espaço de “visitação e recriação dos antigos saberes”, que “projeta a memória coletiva no futuro”.

Acompanhado pelo vice-presidente Nuno Oliveira e por José Carlos Alexandrino, presidente da Assembleia Municipal, o autarca sublinhou que “ao recuperar o Forno do Senhor está-se a recuperar um elemento da arquitetura vernacular, ou seja tradicional”. “Trata-se de um espaço de aprendizagem, de dinamização da vida nas aldeias, que dá oportunidade de voltar a trabalhar as tradições”, frisou, adiantando que o Forno poderá ser, certamente, “integrado em rotas de oferta turística”.

A inauguração do Forno do Senhor contou com a colaboração da Liga de Travanca de Lagos e com a presença de membros do COT J’Olitá que apresentaram o seu símbolo, a propósito da Jornada Mundial da Juventude.

Veja a galeria de fotografias no nosso facebook »»»»

Exit mobile version