Durante dez dias, a Comissão Europeia (CE) convidou 12 influencers de toda a União Europeia (UE) para visitarem projetos financiados pelo fundo de coesão, iniciativa que representa um terço do financiamento europeu. A BLC3, em Oliveira do Hospital, foi incluída nesta digressão com mais de 6.000 quilómetros, que passou por quatro países e conheceu 14 projetos.
Em declarações ao jornal Expresso, uma entre três influenciadores portugueses que participaram na iniciativa mostrou-se surpreendida com a qualidade do trabalho aqui desenvolvido: “Não fazia ideia que existia um complexo como a BCL3 no interior do nosso país, com imensos trabalhadores e startups. Foi incrível perceber que mesmo no interior se está a desenvolver e a criar um espaço para que jovens consigam ter ideias de negócio, consigam desenvolvê-las e tenham apoio nesse sentido”, afirmou Mariana Ribeiro.
“Achava que se quiséssemos trabalhar com algum projeto de novo, só mesmo no Porto e em Lisboa é que teríamos essa possibilidade, por isso, ver isso acontecer no interior é muito importante”, sublinha.
Marieke De Bra, fotógrafa e realizadora dos Países Baixos, partilhou a visita no seu Instagram: “Há um ambiente especial neste Campus no distrito português de Coimbra. Principalmente mulheres trabalham no laboratório e a idade média das investigadoras é de 29 anos. Isto por si só é único, num país onde os jovens altamente qualificados abandonam, principalmente porque quase não existem oportunidades desafiantes”, mas os investigadores entusiastas também já estabeleceram o objectivo de melhorar o mundo”.
A neerlandesa continua salienta ainda “a liberdade que têm para fazer o que quiserem, desde que tenha a ver com inovação no domínio da bioeconomia e da economia circular”.
Uma viagem para descobrir alguns dos melhores projetos financiados pelo fundo de coesão
Dez dias para percorrer mais de 6.000 quilómetros em quatro países e conhecer 14 projetos financiados pela União Europeia (UE). Foi esta a proposta feita a Mariana Ribeiro, Daniel Furtado e Filipe Cardoso, três influencers portugueses, que se juntaram a outros nove, provenientes de outras geografias. Ao longo da viagem, descobriram e partilharam com os seus seguidores os projetos apoiados pelo fundo de coesão da UE.
A viagem, denominada ‘Cohesion Story Quest’, passou pela Polónia, Bulgária, Países Baixos e Portugal e reuniu 12 influenciadores digitais para alcançar uma audiência que, habitualmente, está mais desligada dos temas da economia e da política.