Site icon Rádio Boa Nova

FOHRUM: Conferência sobre Educação resulta em sentimento de “dever cumprido”

O “FOHRUM – Na Discussão, a Nossa Solução” promoveu no sábado, dia 24 de abril, a segunda conferência alusiva ao tema “Educação de Hoje, Impacto no Amanhã”. No balanço à iniciativa que contou com a participação do ex ministro da Edução David Justino, o sentimento da organização é de “dever cumprido”.

Assim referiu, esta manhã, na Rádio Boa Nova o jovem João Pedro Caseiro, coordenador do Vetor da Educação que, juntamente com os colegas Mariana Marques, Miguel Freixinho e Miguel Guilherme promoveram a iniciativa.

A apreciar a parceria com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e a “ louvar a postura da sub diretora, a professora Cristina Borges, que reconheceu desde logo que é necessário discutir estas questões, não aceitar a estagnação e trazer a juventude para este tipo de debates”, João Pedro Caseiro, destacou também a boa participação do professor Paulo Lapa,s que é diretor pedagógico do Colégio de S. José (Coimbra) e, também, do professor universitário David Justino, que “entre outros cargos que desempenha e já desempenhou, foi ministro da Educação”

“Delimitámos alguns temas como a escola pública, a escola privada, o ensino profissional, o centro Qualifica,  a digitalização do ensino, o projeto VOAR, sendo que a discussão fluiu de forma mais natural e suscitou debate entre os oradores”, explicou na Rádio Boa Nova. Partilhou, por isso o sentimento, que é unânime entre os colegas, de  “dever cumprido”. “Foram duas horas de boa discussão construída por quem sabe do que fala. São momentos como estes que permitem contrariar a estagnação, partilhar visões e procurar soluções”, defendeu.

Membro do vetor da Educação do FOHRUM, Mariana Marques  considera que “ao longo da conferência foram dados vários contributos por todos os nossos oradores, que com certeza vieram desmistificar alguns conceitos, em torno de temáticas do ensino”.

“O professor David Justino destacou que a Educação não tem um mero objetivo de formar profissionais, mas tem o triplo objetivo de formar pessoas, bons cidadãos e bons profissionais. A professora Cristina Borges destacou e reiterou as grandes dificuldades que, por vezes, se fazem sentir no AEOH devido à sua dimensão, usando a expressão de que “quanto maior é o barco, maior as tormentas”. O professor Paulo Lapas destacou a felicidade dos alunos com adoção do modelo pedagógico VOAR. Também foram destacadas algumas preocupações pelo professor David Justino relativamente às questões do futuro, nomeadamente a problemática do ensino online”, partilhou a jovem.

Esta manhã, na Rádio Boa Nova, Mariana Marques assegurou que o projeto de que faz parte “está longe de acabar”. “De forma a dar uso ao nosso slogan, na discussão a nossa solução, em breve vamos apresentar algumas soluções que apontamos nesta conferência e lançar um pequeno livro onde serão abordados os diversos temas discutidos, de forma a dar uma conclusão à mesma”, informou.

Quanto ao impacto da conferência e retorno sentido pela organização da 2ª conferência promovida pelo FOHRUM, Miguel Freixinho considerou que aqueles indicadores se revelaram “bastante positivos”. “Foram transmitidas varias opiniões, pós conferência, que nos deixam orgulhosos, uma vez que felicitam a nossa excelente organização, o conteúdo do debate, a moderação, os oradores de alto gabarito. O ex ministro da Educação foi, unanimemente, agraciado e apreciado pelo público. Unânime foi a parabenização pela iniciativa jovem tão necessária pelo desenvolvimento do concelho de Oliveira do Hospital e do interior”, referiu o também membro do vetor da Educação.

Em nome do grupo promotor da conferência, Miguel Freixinho, fez esta manhã “um balanço positivo”. “Levamos esta aprendizagem de futuro e, no imediato, para as nossas próximas ações e conferências”, sublinhou.

Realizada a 2ª conferência, o FOHRUM prepara já a próxima conferência, agendada para 29 de maio e que incidirá no tema da “Saúde”.

Antes disso, entre os dias 10 a 14 de maio, o FOHRUM promove em parceria com o AEOH e as Associações de Estudantes do AEOH e da Eptoliva a “Feira do Ensino Superior Virtual”. Miguel Freixinho, membro da comissão de trabalho da iniciativa, explicou que a  mesma vai contar com “30 sessões com atuais e ex alunos, quer do ensino regular, quer do profissional do AEOH numa conversa casual”. O objetivo é “ajudar os alunos a tomar decisões conscientes e fundamentadas para o prosseguimento dos seus estudos”.

Confira o balanço na íntegra, no vídeo em cima>>>

Exit mobile version