Site icon Rádio Boa Nova

FOHRUM: “As potencialidades de Oliveira do Hospital não estão a ser totalmente aproveitadas”

Realizou-se no sábado a primeira conferência promovida pelo FOHRUM – Na Discussão, a Nossa Solução sobre o tema “Tecido Empresarial”. Na iniciativa que decorreu via digital sobressaiu a ideia de que “as potencialidades de Oliveira do Hospital não estão a ser totalmente aproveitadas”.

Coordenadora da conferência inaugural do FOHRUM, Bárbara Coquim Serra considerou esta manhã, na Rádio Boa Nova que “é muito importante para as regiões, com as características de Oliveira do Hospital, fazerem este exercício teórico de aplicabilidade de determinadas práticas bem sucedidas noutros concelhos”.

“Foi muito referido que as potencialidades de Oliveira do Hospital não estão a ser totalmente aproveitadas”, comentou a coordenadora da conferência, notando que na iniciativa foram apresentadas soluções “muito diversas”, que o FOHRUM irá partilhar para que outros jovens “possam refletir sobre estas questões e quiçá se possa estimular aquele dinamismo e irreverência jovem”.

Entre outros, o tema da floresta e do seu aproveitamento esteve em destaque na conferência. “Oliveira do Hospital tem um extenso território florestal. “A BLC3 é um pólo de extrema importância e de renome que pode potenciar as nossas florestas”, observou.

“Sobre o desenvolvimento dos Municípios, o Dr. Ricardo Rio (presidente da Câmara Municipal de Braga) salientou a necessidade de desmistificar a ideia de que uma autarquia local é apenas um meio de gestão territorial. Acreditamos que é importante facilitar a concretização dos processos de investimento, nomeadamente empresários jovens para que se localizem no nosso território”, sublinhou Bárbara Coquim Serra, notando que o próprio autarca de Braga disse que “Oliveira do Hospital está a ir no bom caminho, que nos levará ao sucesso”. “Mas, acreditamos que é muito importante criarem-se algumas dinâmicas, nomeadamente de ligação entre o nosso ensino superior e o profissional e as empresas concelhias”, constatou.

Outra das conclusões que resultou da conferência e tal como partilhado por Ricardo Morgado da “The Loop Company” é de “que se em tempo de pandemia nos foi possível criar um projeto desta dimensão, todo a nível digital e com recurso a novas tecnologias, há muitas empresas que agora estão a olhar para o interior e ver oportunidades que nunca antes viram”. “Neste momento é possível criar uma star-up, uma pequena empresa em ascensão onde nós quisermos”, frisou a jovem Bárbara.

A conferência realizada no sábado contou ainda com as intervenções de responsáveis pela empresa Davion e pela Associação Comercial e Industrial do Interior.

Esta manhã, na Rádio Boa Nova, Bárbara Coquim Serra esteve acompanhada pelos jovens Ana Rita Ribeiro e Tiago Amaral (veja vídeo em cima).

 

Exit mobile version