Site icon Rádio Boa Nova

Fogueira provocou incêndio em anexo de habitação no Vale Ferreiro (com vídeo)

Ao início da tarde de hoje, cerca das 13h15, ocorreu um incêndio no anexo de uma habitação no Vale de Ferreiro, …

… às portas da cidade de Oliveira do Hospital, que teve origem nas brasas de uma fogueira usada para a preparação do almoço de um casal de idosos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Emídio Camacho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, referiu que o casal realizou uma fogueira no “exterior” do anexo localizado na “parte de baixo “ da habitação, que serve de “arrumos de alfaias agrícolas e outros materiais”. “Tinha à volta palha e o proprietário não se apercebeu”, referiu o comandante, explicando que  “houve o desprendimento de uma das partículas incandescentes (brasa), que caiu na palha e provocou o incêndio, que  passou para o interior (do anexo). Na ocasião, o casal já se encontrava a almoçar no interior da casa.

De acordo com o comandante, “a rápida intervenção dos bombeiros fez com que o fogo ficasse confinado àquele espaço para que os prejuízos não fossem maiores”. O incêndio foi considerado extinto pouco depois das 13h30. O casal de idosos não sofreu ferimentos, mas ficou em “choque” com o sucedido.

Atendendo ao foco de incêndio hoje verificado, Emídio Camacho apela à população para que tenha cuidado, já que depois do grande incêndio (15 de outubro de 2017), “em toda a área de intervenção do concelho existe muito combustível fino”. “Através de incendiarismo ou descuido, os fogos tornam-se grandes em velocidade”, disse. Em declarações à Rádio Boa Nova, o comandante assegurou que “os bombeiros estão preparados para este tipo de incêndios”, mas avisou que o problema é o tempo que decorre até à chegada das equipas, porque “o fogo ganha grande velocidade”. “A situação é prevenir, não provocar incêndios, limpar à volta das habitações com máquinas não motorizadas, (utensílios de sapadores), para que não corram perigo as pessoas e os seus bens patrimoniais”.

Para a extinção do incêndio ocorrido hoje, ao início da tarde, a corporação oliveirense mobilizou 22 bombeiros, apoiados por seis viaturas.

Exit mobile version