O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, mantinha hoje de manhã …
… uma frente ativa, disse à agência Lusa o comandante operacional do Agrupamento Distrital Centro Norte.
“Temos uma frente ativa que está a ser combatida por via terrestre e aérea e, apesar de as condições não serem fáceis, está-se a progredir no terreno para ver se conseguimos debelar esta frente, que é a última que falta”, afirmou António Ribeiro, ao fazer o ponto de situação cerca das 09:40.
Segundo explicou, o fogo chegou a ter três frentes ativas, tendo duas delas sido dominadas durante a noite.
António Ribeiro adiantou ainda que a frente que permanece ativa está a lavrar em zona de mato, sendo que as principais dificuldades no combate às chamas se prendem com a “orografia do terreno e os afloramentos rochosos que caracterizam o Parque Natural da Serra da Estrela”.
De acordo com informação disponível na página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, este incêndio estava, às 09:40, a ser combatido por 311 operacionais, apoiados por 95 viaturas e seis meios aéreos.
O outro incêndio que deflagrou, no sábado, numa zona de mato no vale glaciar de Manteigas, também Parque Natural da Serra da Estrela, já se encontra em fase de rescaldo.