A segunda edição do “EPTO TALENT”, o Concurso de Talentos da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, culminou em grande estilo no passado domingo, com a Grande Final a decorrer na FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua. O evento, que demonstrou um sucesso estrondoso, coroou novos talentos e reafirmou o compromisso da EPTOLIVA com a promoção cultural e o desenvolvimento de competências pedagógicas e sociais, pois foi integralmente produzido e organizado pelos alunos das turmas do 10.º, 11.º e 12.º ano do curso de Multimédia, sob a coordenação do seu diretor, Gonçalo Marques.
A Grande Final do EPTO TALENT reuniu 15 finalistas, que brilharam nas categorias de canto/instrumento e dança/ginástica, e cujas performances foram avaliadas por um painel de jurados de luxo, presidido pelo renomado ator e encenador Filipe Crawford, que contou ainda com a experiência de Rodrigo Di Giorgio, produtor musical, e Maria Fonseca, Professora e Bailarina. A final do EPTO TALENT foi apresentada com carisma e profissionalismo por Daniela Marques, ex-aluna da EPTOLIVA e Miss Global Portugal ’24. A grande afluência de público e o elevado número de concorrentes, atestaram o sucesso desta iniciativa.
A grande vencedora desta edição foi a jovem Carlota Figueiredo, que encantou o público e o júri com a sua coreografia de dança neoclássica, “Libertango”, da autoria da sua professora Inês de Castro. Carlota foi distinguida com um prémio monetário de 150 euros. O segundo lugar, com um prémio de 100 euros, foi atribuído a Joshua Rautman na categoria de instrumental, enquanto o terceiro lugar e um prémio de 50 euros coube a Maria Júlia Monteiro na categoria de canto.
Todos os finalistas demonstraram uma dedicação, responsabilidade e persistência exemplares, elevando a qualidade das performances e proporcionando um espetáculo de alto nível. “Mas, o mais importante foi, sem dúvida, a coragem de todos os que participaram e, por isso, são todos vencedores”, tal como referiu o Presidente da EPTOLIVA.
Daniel Dinis Costa agradeceu a todos os envolvidos na concretização do EPTO TALENT e, em particular, ao Município de Tábua por acolher o evento na FACIT. Aludiu ao Concurso de Talentos como uma oportunidade pedagógica para praticar conhecimentos audiovisuais e desenvolver competências de comunicação. “Todos os alunos e docentes estão de parabéns pelo resultado final trazido a este palco, e pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo curso de Multimédia nas dinâmicas de Tábua”, referiu Daniel Costa, acrescentando que estas dinâmicas serão reforçadas com a futura abertura de um Centro Tecnológico Especializado Digital, equipado com os melhores equipamentos tecnológicos do País, reafirmando o propósito da EPTOLIVA de formar jovens numa área de grande futuro.
O Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, destacou o EPTO TALENT como um exemplo da importância deste tipo de atividades na programação cultural da FACIT e nas dinâmicas juvenis, que visam revelar habilidades e talentos para o futuro das artes no território. Para o autarca este é mais um “Projeto Pedagógico de Sucesso e Impacto Regional, como tem sido o dinamismo e o protagonismo que a escola profissional EPTOLIVA tem vindo a desenvolver neste concelho, sob a visão estratégica do seu presidente, Prof. Daniel Costa, assim como da disponibilidade de toda a comunidade educativa para serem uma escola inovadora e sempre em movimento”.
A EPTOLIVA reitera o seu compromisso com a formação de jovens talentos e a dinamização cultural da região, agradecendo a todos os participantes, parceiros e ao público que tornaram esta segunda edição do “EPTO TALENT” um sucesso memorável.