Site icon Rádio Boa Nova

Final do concurso “European Food Gifts” da CIM Coimbra realiza-se amanhã

A final do concurso “European Food Gifts” da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra realiza-se amanhã, dia 30 de julho, pelas 17h00, no Condeixa FoodLab, em Condeixa-a-Nova. Esta iniciativa “passa por promover cadeias alimentares e sistemas de consumo locais mais sustentáveis” e conta com a participação de países como Espanha, Finlândia, Noruega e Eslovénia.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a CIM de Coimbra explica que esta é uma iniciativa do Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo, no âmbito das iniciativas da distinção “Região Europeia de gastronomia 2021-2022”.

O presidente da CIM de Coimbra, José Carlos Alexandrino, e o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, convidam a assistir à final do “European Food Gifts” presencialmente ou online, através da página de Facebook da Região de Coimbra // Região Europeia de Gastronomia 2021-2022.

Os concorrentes nesta edição de 2021 são as “Regiões Europeias de Gastronomia de Catalonia 2016 (Espanha), Minho 2016 (Portugal), Kuopio 2020-21 (Finlândia), Eslovénia 2021, Coimbra 2021 (Portugal), Menorca 2022 (Espanha) e Trondheim-Trøndelag 2022 (Noruega)”, perfazendo um total de 25 produtos gastronómicos a concurso.

A Região de Coimbra faz-se representar com os produtos vencedores da fase regional realizada em abril deste ano, em Oliveira do Hospital. São eles o “Pudim das Clarissas de Coimbra, do Restaurante Cordel Maneirista; o Praxis Gift, da Praxis Coimbra; e os Palitos de Flôr de Penacova, da artesã Maria de Fátima Lopes”.

Segundo a organização, o principal objetivo deste concurso é “promover cadeias alimentares e sistemas de consumo locais mais sustentáveis, identificando os melhores e mais inovadores produtos alimentares concebidos e produzidos a nível regional, que protejam a diversidade cultural e alimentar”.

Apesar de os produtos a concurso poderem ser comestíveis ou não comestíveis, estes devem obedecer a uma série de critérios, como “a autenticidade e ligação profunda ao território, o fabrico artesanal, a sustentabilidade, a portabilidade, entre outros, que serão avaliados por um júri de peritos regional e internacional”.

O concurso avalia ainda categorias específicas como “branding mais criativo, embalagem mais sustentável, melhor narrativa, melhor degustação, melhor promoção da Região, melhor inovação em design tradicional e melhor interpretação contemporânea de artesanato tradicional”.

Rita Tavares (Jornalista Estagiária)

Exit mobile version