A chuva vai ser uma constante no fim de semana que se aproxima, com possibilidade de trovoada, granizo e neve nas terras altas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no sábado a previsão é de “precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, diminuindo de frequência a partir da tarde”. Também é esperada queda de neve nas terras altas e vento mais intenso na região Sul e terras altas. O céu estará “geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade nas regiões Centro e Sul a partir da tarde”.
Prevê-se ainda para amanhã a possível queda de granizo a acompanhar a chuva forte e uma “pequena subida da temperatura máxima”. As máximas andarão entre os 9 e 19 graus e mínimas entre os 2 e os 12 graus.
No domingo, a chuva deverá cair em todo o país, mas em especial nas regiões Norte e Centro. Poderá ainda haver neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até início da manhã.
O IPMA dá ainda conta de “períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado na região Norte até início da manhã”.
Também no domingo, deverá registar-se uma “pequena subida de temperatura” com as máximas entre os 12 e 20 graus e mínimas entre os 4 e 14 graus.
Por último, no feriado do 25 de Abril, segunda-feira, poderá notar-se uma ligeira melhoria no que diz respeito à chuva e temperaturas.
O IPMA prevê “períodos de céu muito nublado” e “aguaceiros fracos no litoral das regiões Norte e Centro”. Notará também “vento fraco a moderado (até 30 km/h) predominando do quadrante sul” e neblina ou nevoeiro matinal.
Quanto às temperaturas máximas, está prevista uma “pequena subida”.
Para esta sexta-feira, o IPMA prevê períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, acompanhados de trovoada, e ocasionalmente de granizo. Está prevista queda de neve acima de 1100/1300 metros de altitude. O vento deverá ser fraco a moderado (até 30 km/h) de sul/sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 45km/h) de oeste/sudoeste na região Sul, com rajadas até 70 km/h no litoral e nas terras altas.
Hoje, é esperada uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro, e descida da temperatura máxima, mais significativa no interior.
Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas variam entre os 5 graus de mínima e os 11 graus de máxima.