Site icon Rádio Boa Nova

Fim de semana entra com risco máximo de incêndio. 13 distritos em alerta

Cerca de uma centena de concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão hoje cerca de cem concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Vila Real, e Bragança.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 21h00 de sábado.

Também por causa do tempo quente, o Governo declarou na terça-feira a situação de alerta de agravamento do risco de incêndio florestal entre as 00h00 de quarta-feira e as 23h59 de domingo, para todo o território continental.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo e um aumento temporário de nebulosidade no interior do Baixo Alentejo e Algarve, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, temporariamente de noroeste durante a tarde na faixa costeira ocidental, e sendo moderado a forte nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde, com rajadas até 75 quilómetros por hora no Norte e Centro.

O IPMA prevê ainda pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 9 graus Celsius (na Guarda) e os 22 (em Lisboa) e as máximas entre os 24 (na Guarda) e os 36 graus (em Évora e Santarém).

Por Oliveira do Hospital, os termómetros variam, hoje, entre os 13 e os 29 graus.

Exit mobile version