“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…
… do CineEco 2016 – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Este festival teve a concurso cerca de 100 filmes, de mais de 20 países.
Depois de em 2013 e 2014, Luís Antero e Tiago Cerveira terem visto os filmes “O rio – parte 1” e “O rio – parte 2” serem selecionados para o CineEco (“O rio – parte 2” fez igualmente parte da selecção oficial do festival Caminhos do Cinema Português), foi agora chegada a vez de a parte três ser premiada neste importante e único festival de cinema ambiental em Portugal.
“O rio – parte 3” é uma curta metragem sobre o abandono e a solidão, mas igualmente um filme sobre a sempre infindável beleza de um rio e do seu vale. Este filme vem na sequência do trabalho realizado através do projecto artístico de arquivo e documentação das paisagens e marcos sonoros do vale do Rio Alvoco – Sons de Alvoco – e dos trabalhos sonoros da série “O rio” editados na netlabel Impulsive Habitat, a que o projecto de documentação vídeo e fotografia O Meio e a Gente se associou.
Assim, é no cruzamento do som com a imagem que se constroem estas outras paisagens, bebendo sempre da base humilde deste vale, da sua natureza, arquitetura e gentes, com a certeza de que estaremos a contribuir também para o seu conhecimento e enriquecimento.
Luís Antero, destaca a importância do prémio