O Rapada Village 2024 cumpriu os objetivos traçados e confirmou-se como “a maior edição de sempre” do evento, anuncia a organização numa nota enviada esta segunda-feira (22) à imprensa.
De acordo com o registo de inscrições e pulseiras vendidas, o número de participantes alcançado é próximo do milhar de pessoas, o que representa a maior afluência desde o início do evento, que decorre desde 2019 e assumiu o atual formato em 2022.
“A quantidade de pessoas que confiaram na nossa organização e que vieram até Santo António do Alva para viver estes três dias deixa-nos muito felizes e orgulhosos pelo trabalho que fizemos”, começam por referir.
A Associação Progressiva de Santo António do Alva (APSAA) sublinha a satisfação de ter alcançado este feito numa edição com “investimento maior no bem-estar dos festivaleiros, no cartaz e na comunicação do evento, o que demonstra que essa aposta se traduziu na adesão das pessoas”.
O evento foi dividido em três dias diferentes, cada um com um foco diferente: o primeiro, mais dedicado à área social e de convívio intergeracional, envolveu mais de cem utentes de cinco instituições do concelho no evento “Rapada Social”, com jogos tradicionais e um momento de partilha de histórias e tradições, bem como um concerto com a banda Woodplan.
O segundo dia, mais focado na música, contou com vários DJs a passar pelo palco da praia fluvial de Santo António do Alva, num sunset eletrizante que decorreu entre as 18h e as 4h da manhã.
No terceiro dia, dinamizado em parceria com a RD Sports, decorreram os RDS Games, uma prova de crosstraining por equipas que teve a participação de 80 atletas provenientes de várias zonas do país, e que trouxeram centenas de pessoas até às margens do Rio Alva, numa prova que envolveu vários desafios físicos em terra e água.
A organização do evento está neste momento já a pensar e a preparar a edição de 2025, “que irá manter uma génese social e de trabalho coletivo em prol da nossa aldeia e da região”, explicam.
“Somos uma equipa formada por membros da Associação, que não são profissionais desta área, mas acreditamos que o facto de fazermos este evento de forma dedicada e focada na nossa comunidade, faz a diferença para conseguirmos que tudo corra bem”.