O talento das crianças e jovens do concelho de Oliveira do Hospital vai estar em destaque no Festival Municipal da Canção que se realiza na noite do próximo sábado, dia 3, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.
Nesta sexta edição, a partir das 21h30, sobem ao palco dez talentos divididos entre dois escalões: infantil (dos 5 e os 10 anos) e juvenil (dos 11 aos 15 anos). Interpretadas a solo, as prestações musicais serão avaliadas por um júri que “terá uma tarefa difícil”. A atuação será avaliada com base em vários critérios, como afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco o que leva o evento a tornar-se “lúdico e pedagógico”, como refere Graça Silva. Para a vereadora da Educação e Cultura, nesta sexta edição “houve uma mudança na metodologia”. “Procurámos que a participação neste festival fosse mais lúdica, de incentivo ao gosto pela música, sobretudo portuguesa, de transmitir ensinamentos como a colocação de voz, a dicção e a concentração. É um processo de aprendizagem”, explicou a vereadora em entrevista à Rádio Boa Nova.
Os participantes são desafiados a “subir ao palco já com alguma preparação na base da formação que é dada pelos professores de música”. Para Graça Silva, “esta preparação é fundamental para que os jovens se sintam preparados e não tão nervosos”.
No sábado, os protagonistas vão-se assumir como “gente corajosa e hábil” ao proporcionar “uma noite memorável para as famílias oliveirenses”.
Na iniciativa, “onde se cruzam a educação e a cultura”, estão envolvidas cerca de três dezenas de pessoas, entre participantes, convidados e músicos. Porque “o mais importante é participar”, Graça Silva acredita que o Festival da Canção se assume como uma “escola de preparação” para que, no futuro, dê frutos a nível nacional ou internacional a quem queira seguir a área musical. “O intuito é que, desde tenra idade, se crie o gosto em participar nestas iniciativas”, frisou. Neste aspeto, “o resultado tem sido benéfico”. Um “concelho repleto de talentos”, Oliveira do Hospital “tem tido uma riqueza enorme naquilo que são as vozes, femininas e masculinas, e em artes musicais e de espetáculo”. “É por aqui que se faz o caminho. Criar oportunidades de formação, melhorar a autoestima dos jovens, fazer acreditar que são capazes”, afirmou a responsável, acrescentando que o Município estará ao lado das crianças para que “encontrem o seu futuro e sua felicidade”.
Em contagem decrescente para o evento, a preocupação é somente uma: “que os jovens se divirtam e que seja uma noite agradável”.
A apresentação do VI Festival Municipal da Canção ficará a cargo do oliveirense Pedro Miguel Coelho e os participantes serão acompanhados pela banda “residente” STIV com música ao vivo. O espetáculo contará ainda com interpretações das vencedoras do último Festival em 2021, Gabriela Carvalho, no escalão infantil, e Madalena Costa, no escalão juvenil, bem como do Coro Infantil do Coral de Sant’Ana.