A arte de bem cantar e interpretar vai estar em destaque na 7ª edição do Festival Municipal da Canção de Oliveira do Hospital, que se realiza já no próximo sábado, dia 25 de maio, a partir das 21h30, no Salão dos Bombeiros Voluntários da cidade.
A abranger dois escalões – infantil e juvenil – o Festival destina-se a crianças e jovens com idades entre os 5 e os 15 anos e, este ano, vai contar com nove participações.
Esta é mais “uma edição especial dedicada aos mais novos” que, segundo avançou na Rádio Boa Nova a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, procura “desafiar os mais pequenos a cantar, a interpretar um tema do seu gosto e que possam ser felizes nesse momento em que mostram um pouco das suas habilidades na arte do canto”.
Para trás ficaram as fases de seleção, de “acordo com normas do concurso, em que eles se inscrevem, têm que apresentar uma maquete daquilo que vão apresentar em palco, gravada em vídeo, em que o júri analisa e depois seleciona”. “Os concorrentes são depois chamados e ensaiados em termos de voz, juntando-se depois a parte musical”, explicou Graça Brito, notando que cada interpretação é acompanhada por música ao vivo com a banda residente, a banda STIV.
Tal como em edições anteriores, o Festival vai contar também com a participação dos vencedores do Festival do ano passado na abertura de cada escalão.
Cada participação vai ser sujeita a apreciação de um júri, com conhecimentos na área da música e da interpretação, que decidirá quais os vencedores da noite. Ainda assim, “o mais importante não é quem ganha, é realmente estarem a participar”, considera a vereadora.
No concelho de Oliveira do Hospital, o Festival Municipal da Canção a par do concurso Soltem Talentos que, habitualmente se realiza em julho, por ocasião da EXPOH, tem contribuído para a emergência de talentos na área da música. Graça Brito, destaca de modo particular o jovem Rafael Abrantes que participou no programa The Voice, assim como Sofia Fonseca que está, agora, a participar na versão Kids do mesmo programa, transmitido ao domingo à noite na RTP1.
“Este último ano tem sido maravilhoso. Para nós é um orgulho muito grande podermos ter jovens com esta apetência e capacidade. E quero acreditar que este pequenino contributo que o Município está a dar também seja neste sentido”, considera a vereadora da Cultura.
Ouça a entrevista na íntegra aqui: