Site icon Rádio Boa Nova

Festival de Tunas Académicas está de volta a Oliveira do Hospital

rbt

Interrompido nos últimos anos, o Festival de Tunas Académicas está de regresso à cidade de Oliveira do Hospital já no próximo sábado, dia 20, a partir das 22h00, no Parque do Mandanelho. A iniciativa volta a ser promovida pela União de Freguesias (UF) de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) e a Estotuna D’Espital – Tuna masculina da ESTGOH.

O evento esteve, hoje, em destaque no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova, tendo na ocasião, o presidente da UF sublinhado a importância de recuperar o Festival de Tunas que para além de dar visibilidade à ESTGOH, também encurta distâncias com a comunidade. “O objetivo maior é integrar a vida académica na sociedade oliveirense”, considerou José Manuel Matias.

A reedição do Festival também vai ao encontro da vontade de promoção da ESTGOH e de atrair novos alunos para esta escola. “Todo o tipo de iniciativas que possam promover a escola e promover a satisfação dos nossos estudantes são sempre positivas”, afirmou Vera Cunha, presidente da ESTGOH. Do mesmo modo, a responsável considera importante valorizar as duas tunas da escola – Estotuna D’Espital (masculina) e a Estunina (feminina) que “nunca baixaram os braços e têm feito um trabalho de continuidade”.

“Esperamos um evento que possa trazer mais pessoas a conhecer o trabalho da ESTGOH, da Associação de Estudantes e das duas tunas que têm feito um trabalho espetacular”, sublinhou Vera Cunha.

A organização do evento está a cargo da Estotuna D’Espital. André Galo é o presidente do grupo de tunos que convidou várias tunas para participarem no Festival de Oliveira do Hospital. Na edição que marca o regresso do evento, marcam presença a Carpe Tuna (Idanha-a-Nova), a Estudantina de Braga e a já Bubi & Tokuskopus (Universidade da Beira Interior).

A participação de cada uma das tunas vai ser avaliada por um júri, em seis categorias diferentes: Melhor Tuna, Tuna Mais Tuna, Melhor Instrumental, Melhor Passe Calles, Melhor Pandeireta e Melhor Porta Estandarte.

Caberá à Estotuna D’Espital abrir o Festival. A Estunina fica responsável pelo fecho.

O Festival de Tunas Académicas, que se apresenta como um evento de caráter lúdico, cultural e competitivo, tem entrada livre.

Espera-se muita folia, animação, música e muita festa”, garante André Galo.

Exit mobile version