Site icon Rádio Boa Nova

Festival de Folclore da Beira Serra acontece há 39 anos em S. Paio de Gramaços (com vídeo)

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços, conta com 42 anos de atividade e há 39 anos que promove o Festival de Folclore da Beira Serra.

Nos dias 12 e 13 de julho, o pavilhão Serafim Marques volta a ser palco do evento, que conta com quatro ranchos convidados.

O Grupo Folclórico de Centro de C. De Abitureiras (Ribatejo/Santarém), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Angeja (Beira Litoral/ Albergaria-a-Velha), Grupo Folclórico de Santa Eulália de Barrosa (Entre Douro e Minho/ Vizela) e Rancho Regional de Fânzeres (Douro Litoral/ Gondomar), são os grupos que no sábado , dia 13 de julho, se associam ao Rancho Folclórico Sampaense para a 39ª edição do Festival de Folclore da Beira Serra.


Manuel Mendes, presidente da direção do Rancho de S. Paio de Gramaços, referiu, esta manhã, na Rádio Boa Nova que está tudo preparado para “recebermos muita gente da região”. Segundo o responsável, que dirige o Rancho nos últimos 40 anos, o Festival pretende “representar as várias regiões do país, com trajes e danças diferentes”. No caso do Rancho Folclórico Sampaense, Manuel Mendes, explicou que se trata de um “rancho da Beira Alta que representa danças, usos e costumes das suas terras”. “Procuramos representar dignamente a Beira Alta Serrana, que é a zona onde estamos inseridos. No rancho, cada traje tem a sua função: os mordomos, os romeiros, os trabalhadores, os canastreiros e cesteiros, noivos… Tudo isso são trajes que nós recolhemos e apresentamos”, explicou.

Com 42 anos de existência, o Rancho Folclórico Sampaense integra a Federação do Folclore Português (FFP). “Fomos os primeiros (do concelho) a entrar na FFP, o que é resultado de trabalho feito”, contou Manuel Mendes que é membro do Conselho Técnico da Beira Alta Serrana da FFP, a quem cabe “avaliar e ajudar” os ranchos da região para que cumpram com os requisitos. “Os grupos têm que ser por nós aconselhados para que sejam dignos representantes da sua região”, contou.

Com 82 anos, Manuel Mendes é o elemento que há mais anos integra (no ativo) o Rancho Folclórico Sampaense. Na Rádio Boa Nova, o responsável referiu que o grupo conta com cerca de 40 elementos. “Temos tido bastante sorte com os elementos. Pessoas com educação, compreensão e ativos”, verificou, contando que os ensaios são semanais. “É uma horazinha que ajuda a viver as pessoas. Ficar em casa é bem pior. Assim faz-se convívio e dança-se. Faz melhor dançar do que caminhar”.

Às portas do 39º Festival de Folclore da Beira Serra que começa no dia 12, com os concertos didáticos “MúsicaLinc” e reserva para o dia 13, a partir das 21h30, a noite de Folclore, Manuel Mendes convida “toda a população em geral” a marcar presença. “Vão gostar e sair de lá maravilhados”, assegurou.

Exit mobile version