Nos dias 5 e 6 de julho, há uma Aldeia de Montanha que irá celebrar a água e a biodiversidade num festival voltado para a sustentabilidade, com várias propostas culturais e de lazer para os visitantes participarem. Em Aldeias, no concelho de Gouveia, a rua principal terá uma instalação artística em crochê realizada pela comunidade ao longo de vários meses. Este será o ponto alto da celebração, unindo a comunidade em torno da importância deste elemento vital para a vida.
As águas fluem e os fios entrelaçam-se criando uma sinfonia de cores e significados no Festival da Água 2024 que se realiza nos dias 5 e 6 de julho em Aldeias (assim mesmo, em nome próprio e plural), no concelho de Gouveia. O mote está lançado para um vasto programa cultural e educativo que tem como objetivo principal a preservação deste importante recurso natural.
Ao calcorrear as suas ruelas ouve-se o som da água, algo raro e verdadeiramente precioso que as gentes da terra aprenderam a valorizar e a junto das gerações vindouras. Foi em comunidade que nasceu o Festival da Água em Aldeias.
Há já vários meses que a população, juntamente com os utentes do centro de dia, resolveram celebrar a água, perpetuar as suas histórias e a herança da água na aldeia onde vivem com uma instalação artística em crochê, feita com a colaboração de todos e sob a mentoria de Susana António, criativa e designer.
Este será o convite perfeito para os visitantes darem “um mergulho metafórico” nas águas frescas e cristalinas que brotam nos fontanários desta terra serrana.
Durante os dias do festival e ao longo de todo o verão, a rua principal de Aldeias terá em exposição, suspenso, um gigantesco ‘pano’ feito em crochê em gradientes de azul e de cor branca para que os visitantes se sintam envolvidos na corrente e no som imersivo da água.
Nos dias do Festival da Água haverá ainda uma programação variada com música, mercadinho de produtos regionais, workshops de crochê, jantar solidário confecionado por oito chefs e muito mais
No primeiro dia, na sexta-feira, 5 de julho, além de jogos gigantes em madeira, workshops de crochê e tricot na aldeia, haverá um cantinho da história na biblioteca municipal de Gouveia, uma observação da biodiversidade das ribeiras, uma rega na horta e concertos à noite com o Grupo de Concertinas de Gouveia e Joana Almeida.
No sábado, 6 de julho, há workshop de construção de barquinhos com corcódea, de libélulas e libelinhas, prova de águas comentada, demonstração e prova de granizados e ainda um jantar solidário a favor da Liga Humanitária Social Cultural de Aldeias que contará com a colaboração de oito chefs (Óscar Cabral, Rui Cerveira, Tony Granadeiro, Vanderson, Isabel Patriarca, Sandra Pimenta e Paulo Silva e um Chef surpresa). À noite há animação musical com o Grupo de Fados e baile na aldeia.
Este evento é organizado pela Liga Humanitária Social e Cultural de Aldeias*, em parceria com a União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, Associação Cultural e Desportiva Aldeense, Clube Desportivo Aldeense, Comunidade Local dos Baldios de Aldeias, Restaurante a Sandra; GAF, com o apoio do Município de Gouveia e da rede de Aldeias de Montanha, no âmbito do Programa Transformar Turismo.