Site icon Rádio Boa Nova

Festival Bienal de Artes de Seia apresenta Mostras de Artes Plásticas e Fotografia de 16 de maio a 30 de julho

A Associação de Arte e Imagem de Seia, em parceria com a Câmara Municipal de Seia, promove o ARTIS XVII – Festival Bienal de Artes de Seia.

O Festival decorre de 16 de maio a 30 de julho de 2020 e é composto por Mostras de Artes Plásticas e Fotografia, integradas num programa que contemplará outras áreas artísticas, como a Performance, Cinema, Teatro e Música, tendo como principais objetivos incentivar e valorizar a produção artística local e regional, assim como divulgar e promover as artes nacionais no Interior.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a organização adianta que, para além das exposições principais, na Casa Municipal da Cultura, integrando obras de artistas convidados, representando as Bienais de Internacionais de Gaia e de Cerveira, e das obras a concurso, ficará patente na Galeria de Exposições temporárias do Posto de Turismo de Seia uma exposição de artistas russos contemporâneos.

Serão atribuídos prémios, monetários e não monetários, distinguindo uma obra/autor em cada uma das áreas contempladas. O prémio principal, no valor de 2 mil euros, será atribuído a uma obra de artes plásticas.

O tema nas várias áreas é “A Cidade e a Serra”, podendo os artistas optar pelo tema livre. A escolha deste tema visa recolher contributos críticos e visões criativas sobre as relações entre espaço urbano e espaço rural, a cidade e o campo, a cidade de Seia e a Serra da Estrela, no século XXI. Neste contexto, o Festival estende-se a duas freguesias do concelho de Seia, Loriga e Sabugueiro, onde decorrerão exposições, performances e outras atividades artísticas.

No âmbito do Festival terá lugar um encontro em Seia com personalidades nacionais ligadas à Artes Plásticas, Arquitetura, Património e História da Arte, para uma reflexão conjunta sobre as interações entre as artes e o património no quotidiano das pessoas, na cidade e na serra.

Exit mobile version