A acompanhar os últimos preparativos para a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo antevê “um grande regresso” e espera “muita gente”.
O presidente do Município oliveirense não tem dúvidas de que “a Festa do Queijo Serra da Estrela ganhou uma dimensão nacional que leva à visitação e à procura de Oliveira do Hospital”.
Confiante de que “a meteorologia não vai impedir a dinâmica da feira”, o autarca destaca a presença de 200 expositores, a animação cultural, a mostra animal” num espaço que “foi preparado e é arejado”.
No certame que será inaugurado pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na manhã de sábado, e contará com a animação do programa “Somos Portugal” da TVI no domingo, o Queijo Serra da Estrela é a “coroa e a marca da feira”.
“Queremos proporcionar um ambiente de animação e que a festa faça chegar os produtos locais de qualidade aos consumidores. É importante que todos tenham oportunidade de realizar negócio”, afirmou, garantindo que “haverá queijo suficiente”.
Numa última visita ao recinto da feira antes da inauguração, José Francisco Rolo deixou uma “palavra de agradecimento à Comissão Organizadora, particularmente à professora Graça Silva que coordenou a equipa, mas também ao conjunto da vereação”. O presidente enalteceu, ainda, o empenho dos cerca de 50 funcionários da autarquia que “fizeram um trabalho fantástico, de dedicação”. “Os serviços da Câmara Municipal são os grandes responsáveis pelo sucesso que se espera desta festa”, sublinhou.
A poucas horas do arranque do certame, o autarca verificou que “há um aumento de reservas nos alojamentos locais”, com algumas unidades lotadas. Constatou ainda que, este ano, “as pessoas estão a chegar mais cedo”, supondo que “a Semana Gastronómica adiantou a procura da feira”.
“Vai ser uma promoção do concelho de Oliveira do Hospital, do Queijo Serra da Estrela e dos produtos locais”, afirmou, garantindo que “os custos e o investimento que o Município está a fazer na feira é, claramente, para ter o efeito multiplicador na economia local”. José Francisco Rolo espera, por isso, que o certame “supere o impacto de 2,5 milhões de Euros alcançado em edições anteriores”.
Questionado sobre a possível visita do Presidente da República à feira, José Francisco Rolo apenas garante que “o convite foi feito”. “O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa sempre nos honrou com a sua presença e sempre ajudou na projeção, notoriedade e mediatização da feira. Foi feito o convite, mas até agora sem confirmação. Contudo, é um facto que o Presidente sempre apareceu em jeito de surpresa”, referiu.