Site icon Rádio Boa Nova

Festa do Queijo “é um hino aos pastores e queijeiras de Oliveira do Hospital”

Oliveira do Hospital abriu hoje as portas a mais uma grande edição da Festa do Queijo da Serra da Estrela, considerada a maior de Portugal. No primeiro de dois dias, em que são esperados 50 mil visitantes, sobressaiu a importância que o Município atribui àquela que é uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa e àqueles que são responsáveis pela sua preservação: os pastores e as queijeiras.

“A Festa do Queijo é um hino ao trabalho dos pastores e queijeiras da região e de Oliveira do Hospital”, afirmou o presidente da Câmara Municipal na sessão de abertura do certame onde começou por saudar “a base e a grandeza desta feira: todos os pastores e queijeiras”.

No certame onde, até domingo, o Queijo Serra da Estrela DOP é rei, José Francisco Rolo demonstrou-se acérrimo defensor desta que é uma “atividade tradicional” mas com “dimensão de futuro”. Posicionou-se, por isso ao lado da Estrelacoop, municípios e entidades que querem elevar a iguaria a Património Imaterial da Humanidade. “É importante para protegermos os pastores e as queijeiras”, defendeu.

Certo é, para já, o apoio que o Município está disponível para continuar a assegurar a quem vive da atividade. “No momento em que degustamos uma fatia de queijo, naquela fatia estão histórias de vida, saberes intemporais e vidas inteiras . Em cada fatia de queijo há um pedaço de vida”, constatou o autarca.

No arranque do certame que conta com mais de 200 expositores, autarcas e outros responsáveis do concelho e da região também disseram “presente”. Se por parte da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o seu presidente Emílio Torrão destacou a Feira como “um momento ímpar” em que sobressaem as potencialidades do concelho e da região, do lado do Turismo Centro de Portugal, a vice-presidente Anabela Freitas destacou o potencial turístico associado ao Queijo Serra da Estrela.

Mentor do modelo que continua a ser seguido pelo executivo que lhe sucedeu, José Carlos Alexandrino, atual presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital saudou, de modo particular, os pastores e as queijeiras, que são “pessoas muito especiais”. Do mesmo modo se dirigiu a todos os presidentes de Câmara da região que se têm posicionado em defesa do Queijo Serra da Estrela.

Em causa está a defesa de um produto que, em primeira instância, resulta da atividade dos pastores que o presidente da ANCOSE defende de forma acérrima, rejeitando que os mesmos sejam “menosprezados”. “O presidente da ANCOSE está legitimado para fazer as lutas de defesa para dignificar esta classe. Não pararei até o meu coração deixar de bater”, assegurou Manuel Marques.

O primeiro dia da Festa do Queijo ficou marcado pela franca adesão de visitantes ao certame. Amanhã, domingo, é esperado um “dia grande” em Oliveira do Hospital também com a realização do programa da TVI, “Somos Portugal”, em direto, entre as 14h00 e as 20h00.

rbt

Exit mobile version