A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital registou uma enchente nos dois dias do certame. No sábado, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa atraiu muitos visitantes e no domingo,…
… o programa “Somos Portugal”, da TVI, cumpriu a missão de atrair visitantes e mostrar além fronteiras a grandeza do certame e o sucesso em torno do Queijo Serra da Estrela e outros produtos locais de qualidade.
A preparação e degustação do mega requeijão que atingiu o peso de 69,6 Kg, bem como a confeção de uma pizza de requeijão e doce de abóbora, com 10 metros, pelo pizzaiolo Casimiro Santos, da Pizzeria L’Artista constituíram alguns dos momentos altos do segundo dia da Festa do Queijo, a par de toda a animação que foi sendo assegurada nos vários palcos do certame.
Ao cair do dia, e ainda com muita gente no Largo Ribeiro do Amaral, o presidente do Município de Oliveira do Hospital mostrou-se “muito satisfeito”. “Nunca a Avenida Carlos Campos, (via de acesso à feira”, teve uma imensidão de gente como este ano. Parece-me que ultrapassámos o maior número de visitantes de sempre”, afirmou à Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino, notando que é ainda aguardado o resultado do estudo encomendado à Cision e que avalia o impacto económico da Feira.
José Carlos Alexandrino dá conta de melhorias conseguidas na feira, destacando o comboio da Festa do Queijo e os Tuk Tuk que facilitaram o acesso das pessoas ao certame. Também disse ter o feedback positivo por parte dos expositores de Queijo, que dão conta de um aumento de vendas em comparação com a feira de 2017, já que devido ao mau tempo do ano passado não é possível comparar com o certame de 2018.
O autarca admite porém que esta tenha sido a feira com custo mais elevado. “Temos que analisar o retorno em torno do investimento feito”, referiu, notando que este ano a autarquia apostou numa tenda para a área da restauração.
Aos jornalistas, o autarca valorizou a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, que também constatou a presença de “gente de todo o lado”. “Agradeci aos grupos pela vinda até Oliveira do Hospital”, referiu José Carlos Alexandrino.
Na missão de fazer de cada feira a melhor de sempre, o autarca regista uma lacuna que deve ser melhorada e que passa pela animação noturna entre os dois dias da feira. “Há coisas a repensar”, referiu
Do conjunto de eventos promovidos pelo Município, Alexandrino não duvida de que a Festa do Queijo é o “nosso maior expoente em termos de venda e estratégia de marketing em Oliveira do Hospital”.
“Hoje a Feira do Queijo Serra da Estrela não tem paralelo. Antes era uma sombra. Fomos criticados por pagar almoços às pessoas. Mas, hoje vendemos pacotes”, disse satisfeito, verificando que nos dois dias de feira os restaurantes do concelho estiveram lotados de visitantes vindos de todo o país.
No fecho do certame, o presidente do Município agradece o envolvimento de todo o seu executivo e funcionários da autarquia que se empenharam no sucesso da feira.
Disse também esperar que no Presidente da República mantenha a promessa de continuar a marcar presença no evento e que se recandidate à presidência da República, tendo-se já disponibilizado para ser seu mandatário concelhio em Oliveira do Hospital.