A freguesia de São Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, acolhe no próximo domingo, dia 30, a segunda edição da Festa do Medronho, um evento que destaca este fruto autóctone e abundante no território e que tem associada toda uma tradição, de que se destaca a produção de aguardente, doces e compotas de medronho.
O fruto é, por isso, o mote do certame que teve em 2024 a sua primeira edição e que, com “espírito de missão”, volta este ano a ser dinamizado pela Junta de Freguesia liderada pelo jovem Rafael Dias. Convidado das Manhã da Rádio Boa Nova, hoje o autarca recém reeleito explicou que o objetivo é “consolidar” o evento, porque “faz falta uma marca a São Gião”.
“Esta é a marca que nos faltava para catapultar São Gião e para que São Gião volte a estar nas bocas do mundo”, afirmou Rafael Dias, contando que o que mais deseja é que “as pessoas visitem a freguesia, a conheçam e, possivelmente, até comprem lá uma casa”.
O certame concentra-se no medronho, “um produto característico do Vale do Alva e da serras da Estrela e do Açor” e que tem a particularidade de “aqui à volta, ainda ninguém ter pegado nele” para a a realização de um evento. “É apenas celebrado mais a sul, para os lados da Serra do Algarve”, comentou o jovem autarca, notando que em São Gião, o medronho “é o símbolo” da festa, mas também toda a tradição que lhe está associada, nomeadamente a produção de aguardente, doces e compotas.
Este ano, a Festa do Medonho vai-se apresentar com “o dobro dos expositores”, cerca de 30, e a “ideia da festa é, justamente dar oportunidade, em primeiro lugar, aos produtores locais da freguesia e às coletividades de fazer algum negócio” e de, em simultâneo, permitir a participação das localidades vizinhas da freguesia e “conseguir atrair os maiores produtores regionais e nacionais do medronho”.
O evento vai contar com um vasto programa cultural, com destaque também para showcookings, produção ao vivo de aguardente de medronho e outras demonstrações. Este ano, tem a particularidade de contar com mais lojas e garagens típicas abertas, “para que as pessoas conheçam o povoado, o traçado arquitetónico granítico da freguesia”.
Organizada pela Junta de Freguesia local, a Festa do Medronho conta com o apoio da rede das Aldeias de Montanha e do Município de Oliveira do Hospital. Importante tem sido também o grande envolvimento da população que “é a alma da festa”.
O coração da Festa do Medronho vai ser o largo da igreja, com os expositores a progredirem até ao “fundo de povo”.
































