Site icon Rádio Boa Nova

Festa de Nª Srª das Necessidades realiza-se domingo no Monte do Colcurinho e Vale de Maceira

A tradicional festa de Nossa Senhora das Necessidades, que se venera na capela do monte do Colcurinho, no concelho de Oliveira do Hospital e se realiza no Domingo de Pentecostes, vai decorrer no próximo domingo, dia 5 de junho.

Durante a manhã, o programa desenrola-se no alto do Monte e consta de Abertura da Capela e da Festa com Aparelhagem sonora, pelas 09h00 horas. A Missa terá lugar às 11h00, seguida de procissão, que será presidida pelo Capelão do Santuário de Nossa Senhora das Preces e Pároco da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital Sul, Rodolfo Albuquerque.

Neste ano o acesso à capela, para pessoas com dificuldade de locomoção, encontra-se facilitado, dado que está a ser construída uma rampa para facilitar a mobilidade.

Terminadas as cerimónias segue-se o almoço. Os farnéis tanto poderão ser consumidos no alto do Colcurinho como no Santuário de Nossa Senhora das Preces, onde o programa continua durante a tarde e onde também haverá um restaurante a servir almoços.

Deste modo, a festa prosseguirá no Santuário de Nossa Senhora das Preces, com animação cultural, que conta com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez. O início está marcado para as 14h30, com atuação do Grupo de Cavaquinhos do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital e que promete uma tarde animada.

O santuário de Nossa Senhora das Preces apela à participação nas festividades, sendo esta “a melhor forma de contribuir para a valorização do Santuário”. “Se já conhece, venha redescobrir o alto do monte do Colcurinho (1244 metros de altitude) de onde se domina uma excelente panorâmica. Se ainda não teve possibilidade de conhecer, não deixe passar esta excelente oportunidade, participando na Festa de Nossa Senhora das Necessidades”, refere em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

No mês seguinte, a 2 e 3 de julho, também se vai realizar a Romaria de Nossa Senhora das Preces, a mais antiga”. “A Irmandade está empenhada em que volte a ser a maior romaria das Beiras”, é referido.

“Contamos consigo, não só com a sua presença, mas também com a de todos aqueles e aquelas que consiga mobilizar para o/a acompanharem. Tradicionalmente, quando os tempos eram mais difíceis, os romeiros vinham a pé dos municípios vizinhos, designadamente de Arganil, Pampilhosa da Serra, Fundão, Seia e tantos outros, principalmente dos distritos de Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco. Hoje, com as facilidades de comunicação, as distâncias encurtaram-se e as deslocações são bem mais cómodas. Tome nota na sua agenda da data da Romaria de Nossa Senhora das Preces e venha passar um fim de semana diferente dos habituais, com retoma da feira de artesanato e produtos regionais”, sublinha o Santuário.

Os novos Órgãos Sociais da Irmandade gestora do Santuário, que assumiram funções em janeiro deste ano, estão “empenhados em divulgar e dinamizar o Santuário de Nossa Senhora das Preces, para o que contam com todos aqueles que comungam desse ideal de valorização do Santuário e do vasto património natural e cultural que lhe está associado”. Toda a informação sobre o Santuário está disponível em www.snsp.pt onde constam os endereços eletrónicos (santuario@snsp.pt e irmandade@snsp.pt) através dos quais “é possível enviar sugestões de melhoria e propor atividades que possam contribuir para a dinamização das Festas, da Albergaria e do próprio Santuário”. “Todas as propostas serão bem-vindas e serão implementadas sempre que forem exequíveis”, conclui o Santuário.

Exit mobile version