Habitualmente realizada no mês de outubro, a Festa da Castanha de Aldeia das Dez realiza-se, este ano, em novembro, mais precisamente no próximo domingo, dia 16, no Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira.
Recém chegada à presidência da Junta de Freguesia de Aldeia das dez, onde tomou posse a 27 de outubro, Joana Alves não se deixou desanimar pelo rasto de destruição deixado pelo grande incêndio de agosto e, quase em tempo recorde, delineou com a sua equipa a 21ª edição da Festa da Castanha que, este ano, se concentra num só dia.
“Este novo executivo tomou posse no dia 27 de outubro e foi sempre minha vontade fazer a Festa da Castanha. Inicialmente tivemos algumas dúvidas, porque nós fomos muito afetados com os incêndios de Agosto de 2025, mas fazer a Festa da Castanha acho que é uma mais-valia”, afirmou esta manhã, Joana Alves, no programa “Manhãs da Rádio Boa Nova”. Explicou que houve o cuidado de concentrar no domingo as atividades que, em edições anteriores, se realizavam no sábado e de que é exemplo o concurso de sopas da castanha que, este ano, vai decorrer no domingo.
O evento vai contar com a presença de mais de duas dezenas de expositores e uma forte componente cultural, a castanha, essa, também não vai faltar. Sem produção local de castanha devido ao incêndio, Joana Alves socorre-se da produção do vizinho concelho de Seia que garante cerca de 80 quilos de castanha para a realização do tradicional magusto em caruma e para os dois carrinhos de castanhas que vão percorrer o recinto da Festa, a cargo de associações locais.
Este ano, a Festa da Castanha conta com várias novidades, entre elas a participaçação de uma “aldeia convidada”. Trata-se da Aigra Nova, do concelho de Góis, que promete animar o evento com a recriação da tradicional corrida do entrudo.
Festa da Castanha celebra tradições e sabores
A Festa da Castanha apresenta-se como um certame único, com música, sabores e tradições nesta freguesia do concelho de Oliveira do Hospital que integra a rede das Aldeias do Xisto.
Este ano, o evento estende-se, pela primeira vez, à aldeia vizinha de Chão Sobral, com a dinamização da iniciativa “À Volta do Alambique”, uma oficina de participação gratuita, a decorrer a partir das 15h00 de domingo.
O evento, que tem como cenário o Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, promete um dia repleto de animação e arranca às 10h00 com a abertura oficial pela Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, seguida de um concerto.
A gastronomia e os sabores tradicionais assumem especial destaque, com a castanha como ingrediente principal. O forno comunitário de Vale de Maceira aquece logo pela manhã para a confeção de Broa de Milho, numa oficina aberta à participação dos visitantes. Ao final da manhã, o almoço tradicional volta a evocar as tradições e a confraternização à mesa.
A tarde será marcada pela animação cultural, com o Rancho Folclórico Camponesas do Alva de Avô e o grupo Cordas d’Aldeia, escola de cavaquinhos local.
De regresso à gastronomia, a partir das 16h00 decorre o Concurso de Sopas de Castanha, um dos momentos altos deste certame. Às 17h00, os visitantes são convidados a participar no magusto tradicional em caruma.
Ao longo de todo o dia, haverá expositores de produtos tradicionais, uma instalação sonora de Luís Antero, jogos tradicionais para crianças e um espaço expositivo dedicado à memória e às tradições das Aldeias do Xisto.
A Festa da Castanha é organizada pela Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, em parceria com a rede das Aldeias do Xisto, e conta com os apoios do Programa PROVERE CENTRO 2030 e do Município de Oliveira do Hospital.
Aldeia das Dez, conhecida como a “aldeia-miradouro”, está situada na Serra do Açor e é uma das freguesias mais pitorescas e de maior beleza natural do concelho de Oliveira do Hospital, com destaque para o Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, que integra um jardim botânico no seu interior, e o Monte do Colcurinho, com uma vista panorâmica a 360 graus, a 1244 metros de altitude.
Proporciona ao visitante uma vista deslumbrante sobre vales e montanhas que guardam a essência do território beirão. Rica em tradições e autenticidade, assume-se como uma das principais portas de entrada da rede das Aldeias do Xisto e um verdadeiro refúgio de beleza natural e património rural.
Severamente afetada pelos incêndios do Piódão, em agosto de 2025, Aldeia das Dez integra atualmente um programa de revitalização que visa recuperar o seu património, valorizar o território e reforçar o dinamismo local.
A dinamização de eventos e a promoção de visitas assumem, neste contexto, um papel fundamental para devolver vida, confiança e esperança a um dos locais mais afetados pelos incêndios no concelho de Oliveira do Hospital.

